Apagão Brasil – Itaipu diz que causa mais provável de blecaute foi acidente

novembro 11, 2009 | Acidentes, América do Sul, Brasil, Brasília, Comportamento, Distrito Federal, Espírito Santo, Flagrantes, Foto, Internacional, Internet, Mato Grosso do Sul, Mundo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Utilidade Pública

Apagao-Avenida-Atlantica-durante-o-blecaute-Foto

Avenida Atlântica durante o blecaute (Foto AP)

Problema afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão, que causou efeito dominó

A usina de Itaipu informou que a causa mais provável para o blecaute que atingiu ao menos dez Estados e o Distrito Federal é um acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão. O sistema de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste do país, também foi afetado. O fenômeno é chamado de efeito dominó pela usina.

Imediatamente após o apagão, a usina de Itaipu estava com suas máquinas ligadas, girando no vazio, porém, sem possibilidade de transmitir energia, pois as linhas de transmissão que conectam Itaipu ao sistema brasileiro estavam desligadas, diz a nota.

De acordo com a usina, o sistema paraguaio começou a ser suprido por Itaipu após aproximadamente 15 minutos.Por volta da 1h desta quarta-feira, diz a nota, Itaipu aguardava o restabelecimento do sistema interligado para voltar a fornecer energia.

Jorge Samek, presidente da hidrelétrica de Itaipu, disse antes em entrevista que os problemas de falta de energia começava a ser resolvida em algumas regiões. Segundo ele, nos três Estados do Sul a energia já voltou e em boa Estado de São Paulo também.

Samek disse que o problema não foi a geração de energia e sim nas linhas de transmissão.

Fonte G1

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.