As 15 habilidade mais requisitadas do mercado para os programadores

Abril 12, 2013 | Padrão

O ReadWrite organizou uma lista com as habilidades mais procuradas em programadores, baseadas no site Indeed.com, que agrega mais de 16 milhões de vagas de emprego nos Estados Unidos. A página também tem sua versão brasileira, mas bem menos abrangente.

15º Ruby

A linguagem pode ter quase 20 anos, mas ainda aparece forte. Desde 2005, com a criação do Ruby on Rails popular framework para aplicações da web, a linguagem ganhou ainda mais popularidade.

14º ASP.NET

A plataforma para desenvolvimento web da Microsoft é um pouco controversa, mas ainda é a favorita de muitos programadores e, principalmente, das empresas que os contratam.

13º AJAX

A linguagem foi popularizada por aplicações como Google Maps e o Gmail e foi responsável pela revolução de recuperar dados no plano de fundo, sem recarregar a página. Este recurso não é mais novidade, mas ainda é bastante popular, utilizado em combinação com HTML, CSS, JavaScript e XML para construir aplicativos web assícronos.

12º Objective-C

A linguagem de 30 anos ainda é o núcleo de desenvolvimento para os sistemas da Apple, incluindo o iOS. Dada a popularidade do sistema, principalmente no exterior, é compreensível o interesse por profissionais com esta capacidade.

11º PHP

O PHP é gigante. Mais de 20 milhões de sites funcionam com esta linguagem, incluindo páginas gigantes como o Facebook e a Wikipedia. Blogs no WordPress também usam PHP.

10º Python

A linguagem de uso geral é conhecida por seu código limpo e eficiente e é bastante usada por grandes corporações como o Google e a NASA. O Dropbox também é escrito em Python.

9. Perl

O Perl pode ter sido bastante popular nos anos 90, com os scipts em CGI, mas ainda é bastante utilizado para o desenvolvimento web e uma grande variedade de utilizações pelo seu dinamismo. Ele pode ser usado até para criação de jogos e bioinformática.

8. C

Ela existe desde os anos 1970, mas ainda é bastante difundida. Pode não ser tão atraente quanto as linguagens mais modernas, mas ainda é a base de inúmeros softwares básicos.

7º C#

Não confundir com o C, ou C++. A linguagem foi desenvolvida pela Microsoft em 2000 para competir com o Java. Sem entrar no mérito no que é melhor, o fato é que as empresas estão procurando, e muito, programadores em C#.

6º XML

Outra linguagem extremamente difundida que é a base do RSS e do XHTML, que também é utilizada em aplicações para desktop como o Word e o Adobe InDesign.

5º C++

Também é utilizada no centro de sistemas operacionais, bem como seu predecessor, o C. Ainda é amplamente utilizada e importante.

4º JavaScript

A linguagem é responsável por tornar a web interativa, principalmente agora que o Flash tem perdido espaço com a força dos tablets e smartphones e, por isso, cada vez mais talentos nesta área são necessários.

3º HTML

É natural que a linguagem que é o coração de todas as páginas da web tenha sempre uma alta demanda, mesmo com a proliferação dos aplicativos mobile. O HTML5 está ganhando cada vez mais força, mas a linguagem é mais do que uma “moda”, seguindo sempre como o esqueleto da web por um futuro próximo.

2º Java

Mesmo com críticas e problemas de segurança, ainda há uma demanda pesada de aplicações em Java. Inclusive, o Google usa o Java como base para o desenvolvimento de aplicações para o Android, um setor que não deve esfriar em pouco tempo.

1º SQL

A linguagem para gerenciamento de banco de dados segue em alta demanda, mesmo com a popularização recente do NoSQL. Dado o volume gigante de informação que é gerado diariamente, não é surprpresa que a habilidade de ajudar a gerenciá-las seja tão valiosa.

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.