Avião cai na água – Piloto brasileiro da ‘F-1 Aérea’ sofre acidente em treino

Abril 15, 2010 | Acidentes, Aviação, Videos, YouTube

O brasileiro Adilson Kindlemann, o primeiro sul-americano a competir na Red Bull Air Race, categoria de aviação considerada a “Fórmula 1 Aérea”, se acidentou durante um treino para a etapa desta semana do campeonato, realizada em Perth, na Austrália.

Assista o vídeo do acidente!


Seu avião caiu na água, mas ele foi resgatado rapidamente.

Um comunicado publicado na página oficial do evento confirmou que ele teve lesões pequenas e que está em boas condições após o incidente ocorrido próximo do meio-dia no horário local.

“Eu me sinto bem. Tirei raios-X e fiz exames médicos e, felizmente, estou 100%”, disse o brasileiro, tranquilizando sobre sua situação. “Foi tudo muito rápido. Terei de ver o vídeo para entender o que aconteceu.”

Apaixonado por aviação, o paulista de Registro se mudou para Curitiba em 1991. “Comecei a trabalhar como mecânico no Aeroporto de Bacacheri. Depois fui fazendo cursos de pilotagem e de acrobacia de aviões. Em 1995, comecei a voar em jato e em 2001, 2002 e 2003 fui campeão brasileiro de acrobacia aérea”, disse o atleta, que também disputou o campeonato europeu em 2008 e o mundial no ano passado.

Adilson ainda mostrou estar com o bom humor intacto. “Claro que quero voltar logo a voar. E desta vez espero ficar no ar, e não na água”, afirmou ele, ao site oficial do evento.

Segundo o chefe executivo da categoria, Bernd Loidl, Kindlemann estava se aproximando do terceiro portão, no meio do circuito, quando o acidente aconteceu.

“Ele aparentemente estava saindo de uma curva, estava um pouco próximo da água e sua asa bateu em algo e o avião foi caiu rapidamente”, disse Marianne Cashim, uma espectadora que estava no local. “Ele ficou na água por poucos minutos, foi tirado rapidamente.”

“Kindlemann bateu na água com as asas e a traseira do avião primeiro”, confirmou Loidl, da organização. “Tenho a satisfação de confirmar que ele está com bom estado de saúde, tendo sofrido pequenas lesões. Como medida de precaução, ele ficará no Royal Perth Hospital esta noite.”

A Red Bull Air Race, que nesta temporada terá oito provas, começou em 2003 e terá inclusive uma disputa no Rio de Janeiro, que já recebeu o evento. As corridas, a maior parte sobre a água, tem aviões percorrendo distâncias e passando por “portões” infláveis a uma velocidade que passa dos 400 km/h.

Na abertura da temporada, em Abu Dhabi, o estreante piloto brasileiro não teve um grande desempenho. Ele foi para a repescagem após o primeiro dia e encerrou a etapa apenas na 14ª colocação, ficando à frente apenas do russo Sergey Rakhmanin, desclassificado.

A etapa de Perth da corrida segue normalmente, com o treino classificatório ocorrendo na noite desta sexta-feira, pelo horário brasileiro.

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.