Capital erótico – Pesquisa indica os seis itens essenciais desta nova habilidade

Março 31, 2010 | Biologia, Comportamento, Educação, Relacionamentos, Saúde, Sensualidade

Essa é para quem duvidava que beleza e sex appeal podem contar pontos em uma cultura moderna e sexualizada. Recém-publicado na European Sociological Review, o estudo da socióloga Catherine Hakim aponta o surgimento de uma quarta categoria de habilidades pessoais. Além do capital cultural, econômico e social, aparece o “capital erótico“.

Essa “qualidade” é uma compilação de seis características, que resultam em pessoas com um poder de atração física e social maior do que o dos demais. Assim, são companhias admiradas especialmente pelo sexo oposto.

Pessoas que exibem capital erótico acima da média são mais persuasivas, e quase sempre vistas como mais honestas e competentes. É mais fácil para elas fazer amigos, conseguir empregos e casar. Elas ganham, em média, 15 % a mais – diz a autora no estudo.

O bom é que as mulheres sabem tirar melhor proveito disso, porque usam a vaidade a seu favor. Mas se engana quem pensa que o “capital erótico é usado para compensar a falha em outro quesito. Ele se tornou tão importante quanto as demais formações pessoais. E, segundo ela, ele pode ser treinado. Confira quais são os pontos-chave:

Os seis componentes

:: Beleza: conceito variável no tempo e cultura, mas sempre valorizado. A ideia atual destaca a fotogenia, o que leva a valorização de homens e mulheres de olhos grandes, lábios carnudos e pele bronzeada.

:: Atratividade sexual: tem a ver com um corpo sexy, o estilo e a personalidade. Ou seja, a beleza pode ser percebida numa foto, mas o jeito como a pessoa fala e se move, não.

:: Atratividade social: é uma mistura de graça, charme e outros dotes sociais, como a habilidade para deixar o outro à vontade, feliz e com vontade de conhecer você, possivelmente, desejando você também.

:: Vivacidade: aqui também trata-se de um mix de condicionamento físico, energia social e bom humor.

:: Apresentação: o modo como você se veste, usa maquiagem, o estilo do cabelo e acessórios é o que dá a uma pessoa uma boa apresentação.

:: Sexualidade: a categoria é ampla e inclui competência sexual, energia, imaginação erótica, entre outras. Não tem relação com libido e se define em particular.

:: Fertilidade: segundo a autora, a característica só vale para mulheres e em certas culturas que enxergam dotes especiais nas mães de crianças saudáveis e bonitas.

Fonte CLICRBC

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.