Carnaval 2010 – Chopes, cervejas e bebidas destiladas terão aumento médio de quase 5% nos preços

Fevereiro 5, 2010 | Brasil, Carnaval, Economia, Entretenimento, Férias, Impostos, Turismo

Estudo aponta aumento médio de quase 5% nos preços; alta é maior que inflação do período.

O Carnaval deste ano vai pesar mais no bolso do brasileiro na comparação com o ano passado. A cerveja e o chope estarão quase 10% mais caros e as bebidas destiladas custarão pelo menos 13% a mais. Um estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostra que o Carnaval 2010 sairá, em média, 4,97% mais caro para o consumidor – número acima da inflação de 4,42% do período entre fevereiro de 2009 e janeiro de 2010.

O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (5) e leva em conta 20 produtos e serviços utilizados pelo consumidor durante a festa. A pesquisa mostrou ainda que o produto com a maior alta foi o álcool combustível, de 27,33%.

Entre os serviços, o brasileiro deve pagar pelo menos 7% a mais neste ano para eventuais consertos no carro. O consumidor deve se preparar ainda para enfrentar os pedágios, que ficaram 4,54% mais caros. Os gastos com hospedagem também subiram: ficar em hotel no Carnaval está custando em média 3,65% mais neste ano.

Por outro lado, o brasileiro deve aproveitar os preços das passagens aéreas que ainda restam. De acordo com a FGV, viajar de avião ficou quase 32% mais em conta neste Carnaval. A outra queda foi observada entre os produtos: as sandálias femininas ficaram 1,65% mais em conta.

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.