Carolina Tanaka, A garota que nasceu sem braços e faz tudo com os pés, inclusive dirigir.

julho 16, 2009 | Brasil, Carro, Comportamento, Medicina, São Paulo, Saúde, TV, Videos, YouTube

Foto de Carolina Tanaka dentro do carro adaptadoO fato de nascer sem os dois braços não impediu Carolina de Paula Tanaka, 20 anos, de dirigir um carro.

Carol, como costuma ser carinhosamente chamada por todos adora enfrentar desafios.

Dirigir um carro com os pés foi o maior deles até agora.

Seu Chevrolet Classic foi adaptado às suas necessidades pela Cavenaghi, empresa de adaptação veicular.

O carro de Carol é automático. O volante e os outros comandos estão localizados no assoalho. “Com os pés, eu direciono o meu carro, acelero, freio, dou seta e buzino. Da mesma forma que alguém faz tudo isto com as mãos”, explica a recém condutora.

carro já foi adaptado. Agora, Carol está realizando o procedimento para tirar a sua habilitação. Ela já fez um exame médico no Detran e já marcou as 15 aulas práticas, que são exigidas pelo órgão de trânsito.

Tirar a habilitação e poder dirigir o meu próprio carro é algo que me deixa mais independente”,diz Carol que está no 2° ano do curso de Educação Física da faculdade Metodista de Piracicaba (Unimep). Praticar esporte é algo quea estudante faz com freqüência.

Após a faculdade, ela pretende se especializar em natação e ensinar a modalidade para pessoas com deficiência. “O esporte é um incentivo, principalmente para quem tem preguiça de se exercitar.”

Veja a história da Carolina na matéria feita para o programa Geraldo Brasil


Carol mora com a família em Piracicaba, no interior de São Paulo. Ela conta que tanto os pais como o seu irmão, Tiago deram a maior força para que ela tirasse a habilitação. Aliás, a jovem sempre contou com o apoio da família e dos amigos para alcançar os seus objetivos.

Por não ter os dois braços, Carol sempre precisou da ajuda de outras pessoas para pegar algo ou mesmo para se vestir. Ela lembra que quando criança, os colegas da escola eram solidários. “Eles me ajudavam a prender os cabelos e amarrar o tênis”, lembra Carol com saudades da infância, quando andava de bicicleta, pulava corda e passava a maior parte do tempo brincando de barbie.

Por outro lado, Carol também lembra de fatos que a entristecia. Desde de criança sofria preconceito por causa da deficiência.

Ela conta que na escola tinha uma turminha de garotos que a imitavam. Eles costumavam colocar os braços por dentro da blusa, olhavam para ela e caiam na risada. “Isto é muito ruim. Acho que a palavra preconceito nem deveria existir no dicionário”, diz a estudante, acrescentando que às vezes se sente incomodada quando lançam sobre ela olhares curiosos. “As pessoas olham como se eu fosse uma coisa muito estranha, monstruosa, e não é assim. Sou um ser humano com muita saúde e alegria.”

Carol garante que o preconceito ela tira de letra, pois se o levasse em consideração, não sairia de casa em busca de seus ideais. Esta garota é realmente persistente e objetiva, quando deseja algo vai atrás até conseguir. Foi assim para conquistar a sua habilitação. Agora, o próximo desafio é estar na equipe brasileira de natação nas Paraolimpíadas de Pequim, em 2008.

Fonte:  Sentidos UOL

Comentários (45)

 

  1. bruno oliveira disse:

    grande exemplo de vida parabéns, aqui em minha cidade Glaucilândia mg temos também um grande exemplo de vida tb ele nasceu cem os 2 braços ele faz tudo com os pés ele e advogado pai de familiar dirige seu próprio carro etc ele passou na record agora em junho no domingo espetacular record dia 23-06-2013

  2. maria da ajuda disse:

    Muito linda a vida dessa jovem,exemplo para aquele que reclamam de td.

  3. felipe disse:

    ola carol estou surpresso com a sua estoria e eu vi q vc é uma pessoa muito batalhadora vc tem muita foça de vontade e hoje endia eu num minsurpriendo com mais nada q deus lider muitas vitorias na sua vida. mil beijos e min diga como é q eu faços pra casa com vc prinçesa abraços lypy.

  4. ARTUR disse:

    Olá Carol,
    Vc me fortalece!, estava desistindo da vida, tenho uma linda menina de 5 anos mas, amo muito minha esposa mesmo assim quer divórcio a qualquer custo! sem ter feito nenhum mal, não bebo, não fumo, não bato, nunca arrumei outras, trabalho(com stress e nervosismo acabei perdendo emprego, e estou fazendo bico e procurando emprego), de tanto sofrer estou sem rumo, assisti sua reportagem hoje(30/05/2012), e tento me superar… muito obrigado Carol, vc me faz emocionar…

  5. Roberto Rodrigues disse:

    Parabens….Carol….assisti a sua reportagem…agora pela tv/programa da Sonia….Carol…que tal vc.escrever um livro…..vai ser legal….acho que muitos vao querer…ler..acho que tambem….vc.tem que ter um blog….ou vc.ja tem….

  6. heronilda anselmo disse:

    oi vi sua materia na tv, fiquei muito feliz em saber que existe pessoas como vc e eu? eu sou paraplegica a mais de 20 anos….me casei, trabalhei…e sou feliz…gostaria de ter seu contato como eu faço? um grande abraço, ha! porque seu video não esta disponivel?

  7. valeria saboia disse:

    bom em primeiro lugar me emocionei muito show.
    vc é linda menina em todos os sentidos .
    exemplo de vida mesmo sem palavras amei!!!!

  8. Bruna,Souzi,Delma disse:

    Olá!Bom dia à todos!Estava ontem no Hospital,com meu pai internado(mas já tá perto de sair),com minha mãe e tia,assistindo a RedeTv,quando estava passando essa reportagem.Achei muito interessante,pois é uma história de SUPERAÇÃO!
    UM GRANDE ABRAÇO!
    Bruna Pereira,11 anos!

  9. cesar augusto disse:

    oi carol o que e que eu tenho que fazer para me casar com voce

  10. cesar augusto disse:

    oi carolina eu tiro o chapeu p voce. a sua historia e um exemplo de vida. e um tapa na cara de muita gente que so reclama da vida.

  11. gilvani disse:

    olá boa noite a todos a caroline tanaka é uma pessoa do bem vi a reportagem na rede tv me emocionou muito por que perdi a visão no meu olho direito,mas enxergo do esquerdo muito bem tenho carro dirijo tambem só que estou com um bloqueio administrativo no meu prontuario nesta semana vou começar uma nova etapa na minha vida,buscando o direito de ir e vir com meu carro,além do mais tenho pais idosos que dependem de mim para ir aos lugares,como médico e muito mais…………

  12. Jacinta Elias disse:

    Ola,Carolina!Hoje o6/04/2012 sexta-feira +-16:30hs,foi que conheci sua historia de vida,no programa da Sonia Lima,que muito me emocionou.Estou repensando a minha vida,com certeza eu reclamarei menos e agirei mais,deixarei a preguiça e o desanimo de lado.Sou uma pessoa sem nenhuma deficiencia fisica,”GRAÇAS A DEUS”,pq nao correr atras dos meus objetivos.Apartir de hoje meu lema sera o seguinte:”EU QUERO,EU POSSO,EU CONSIGO.”DEUS TE PROTEJA, TE GUARDE e TE ABENÇOE SEMPRE,para que vc continue se superando.BJS.OBRIGADA.

  13. jorge disse:

    Carolina vc é uma pessoa iluminada por DEUS que isto sirva de lição para os que certas pessoas nesta pais quem quer faz e não pede a ninguém. Uma boa pascoa para vc e toda sua familia acabei de a reportagem na rede tv.

  14. washington disse:

    Carolina, vc não tem uma idéia do bem que vc proporciona a tanta gente, quando vc aparece ou pessoalmente, ou no vídeo, pela sua lição de vida, pela sua naturalidade e espontaneidade, pela sua sinceridade, eu so posso dizer que vc é maravilhosa, que Deus te abençoe.

  15. Claudete disse:

    Carol, sempre falo da sua história de vida quando vejo alguém reclamando de algo tão pequeno, e também me questiono quando estou com algum problema, lembro de você e tudo se transforma em desafio. Beijos. Clau

  16. perci ferreira disse:

    caolina estavendo voce na tv fiquei muito procupado mais deus deu avida avoce eos dois pe muita fe e vontade agente faz tudo boa sorte avc.perci.fazenda rio grande pr um abraço

  17. sandra disse:

    exemplo de vida parabéns vc é muito linda.

  18. Cláudia Melo disse:

    Oi
    Carol, bom, já faz um tempo que assisti, a matéria sobre tua vida, e ficou gravada em minha mente, sou de Brasilia, mas você, não sabe, o tanto que me emocionou, e me fez rever a minha vida, tenho que lhe agradecer muito, por ter deixado a imprensa invadir, sua privacidade.
    bom lhe desejo toda felicidade do mundo.

    Cláudia Melo

  19. Jaqueline da Costa Rocha disse:

    Carol, adorei vc, o seu exemplo de vida me deu mais forças pra continuar a lutar pela minha Felicidade, tbm sou PNE, e nunca dirigir, mas agora vou em busca da minha habilitação…
    Bjos
    Jaque – MS

  20. vanete almeida vaz disse:

    Puxa tenho interesse em falar com vc pois tenho deficiência nos braços(encurtamento) e não consegui tirar a habilitação aqui no meu estado MS a junta médica me bararam, alegando que não tinha condições físicas, que era para eu comprar um carro apreender e voltar lá. Me dá endereço desta cavenaghi. Fico no aguardo.

  21. leandro disse:

    Emocionei vendo a matéria sobre esta moça. Todos nos deveríamos espelhar neste exemplo de superação.
    Tenho 64 anos e raramente temos a oportunidade de receber uma mensagem que esta moça passou.
    Que Deus a todos nos esta força que inspirou-a!
    Parabéns pelo exemplo.

  22. Luciana moritz disse:

    Oi carolina vc me deu muita força mesmo sem me conhecer pois meu filho tambem nao tem os dois braços vc e o exmplo pra ele e pra nossa familia ele tem apenas dois anos muito obrigado

  23. ZUKA disse:

    OLá Caroline, escrevo novamente para acrescentar que agradeço a Deus ter te conhecido.

  24. ZUKA disse:

    Olá Caroline, eu assisti ao programa ‘A tarde é sua e me deu a maior inspiração de tomar certas atitudes… eu me imaginava mais fraca para determinadas coisas, agora me vejo mais forte. Um grande abraço, adoraria poder deixar mensagens para você. Um grande abraço Zuka

  25. Elza Figueiredo disse:

    ola Carol te achei o máximo,eu não tenho deficiência no meu corpo,apenas tenho visão subnormal grau bem alto ,mas enxergo de lente graças a Deuss e não dirijo,mas vc foi um exemplo pra mim e depois desta vou meter as caras e vou dirigir…vc mostrou que não temos q ter medo de nada,bjs

  26. Andreia Candido disse:

    Carol, que lição de vida e superação… Parabéns!

    Te vi hoje no programa da Sônia Abraão e me emocionei com sua naturalidade e doçura, diante de um problema que pra muitos poderia ser motivo de acomodação e dependência.

    Vc é uma guerreira iluminada que serve como um belo exemplo não só para outros deficientes físicos mas como para os ditos “normais” que mesmo com o corpo perfeito, não usam de suas habilidades físicas e nem intelectuais para absolutamente nada.

    Eu não sou deficiente, mas assim como você, sou uma pessoa que passa por superações diversas já há um bom tempo, com perdas familiares, afetivas, mudanças bruscas na vida. Este ano de 2010 não foi fácil, mesmo com convicção da minha força pessoal, me senti fraca e com depressão e por vezes me deixei abater, me prostrei em certos momentos.

    Graças à minha força interior, venho tentando superar as dificuldades e buscando trilhar um caminho mais próspero. Vendo hoje sua história na TV e seu depoimento, senti uma certa vergonha dos meus momentos de fraqueza e desânimo. Novamente parei pra pensar e dar continuidade às minhas metas.

    Obrigada por compartilhar com todos nós a sua linda história. Vc merece ser muuuuuito feliz sempre, ao lado da sua família e do seu querido noivo.

    Desejo um FELIZ NATAL com muito amor e alegria e que 2011 seja repleto de realizações felizes e prósperas!

    Um beijo!!!

  27. Aurora Vilarinho disse:

    Olá Carol te hj na Sonia Abraão fiquei encantada com vc…parabens vc é um exemplo a ser seguido.
    beijos.
    Sou de Uberlândia-MG..

  28. Vívian R.Ramos disse:

    Olaa Carol..ja tinha visto uma matéria sobre sua vida na rede tv e hoje 23/12 to vendo novamente,achei tudo tao lindo emocionante,realmente uma lição pra todos nós…Gostaria muito de poder falar com voce,conversar trocar idéias e experiências…adorei ver voce e gostaria que vc fizesse parte do meu circulo pequeno de amigos…Se puder e ver essa msg por favor me responda,email e msn=vivi_ra*******@hotmail.com….FEliz natal e um ano novo cheio de boas surpresas pra vc e toda sua familia,vc merece….Saúde Sucesso e mtas alegrias.,,bjs,Vívian

  29. carlos bispo disse:

    nunca dezista da vida t amo

  30. jefferson disse:

    oi carol bom dia como eu faço pra adquirir um carro como o seu

  31. carrolene disse:

    vç é muito abilidosa o que vç sabe fazer.quantos anos vç tem?

  32. carrolene disse:

    oi comoe seu nom todo.

  33. genivaldo conceicão olivaira disse:

    ola carol td bem. meu nome; e genivaldo e moro
    no guaruja estado de são paulo
    olha carol eu tambem ñ tenho as duas mãos
    e tambem tenho um carro igual o teu eu ñ ti conheco pesoalmente mais gostaria ja ti vi na tv
    vc e um exemplo p tds nos

    • jefferson disse:

      oi denivaldo bom dia eu queria ter diser que eu era uma pessoa normal agora eu não sou mais pq eu estou ter falando isso pq eu sou a mesma pessoa que vc
      é sou um deficiente dos braços e todos nois que é deficientes fisicos é um, exemplo pra muita gente no mundo todo a gente é capaz de supera muita coisa nesse mundo agora eu a unica coisa que eu nãoconseguir ainda foi ter um carro pra mim adptado mais ainda vou consegui meu carrinho então deicha esse comentario não só pra vc como pra todas pessoas do mundo pq tem gente que tem os dois braços e só fas coisas erradas rouba fuma groga vai prezo etc.

  34. Andréa disse:

    Oi Carol vi sua reportagem achei o maximo saber que vc e muito feliz e realizada. Chamei minhas filhas para assistir para que ela possam dar valor mais a vida e não reclamarem tanto. Um forte abraço e continue sempre assim linda meiga e realizando seus sonhos e que deus esteja sempre presente em todos os momentos de sua vida!
    BEIJOS

  35. alexandrejam@yahoo.com.br disse:

    Olá Carol!

    Vi a matéria e gostei muito!
    Uma verdadeira lição de vida que me deixou comovido. Você demonstrou qua a limitação deve ser superada e encarada com ousadia. Vejo que a tantas pessoas sem motivação navida ou sem perspectivas de vida! Você deixou uma GRANDE MENSAGEM PARA O MUNDO, DEMONSTRANDO QUE SOMOS CAPAZES E QUE NÓS MESMO SOMOS OS RESPONSÁVEIS PELA NOSSA HISTÓRIA. BASTA QUERERMOS E MUITA FORÇA DE VONTADE.
    VOCÊ CAROL É REALMENTE UMA PESSOA ILUMINADA! ABENÇOADA POR DEUS!
    TE DESEJO MUITAS FELICIDADES! VC FAZ HISTÓRIA !!!!

    SOU SEU GRANDE ADMIRADOR, POIS AO VER A MATÉRIA PUBLICADA
    NA REDE TV, FIQUEI REALMENTE MAIS AINDA MOTIVADO ..

    Um grande abraço,

    Alexandre.

  36. NARCY disse:

    SE É VERDADE QUE UMA TAL CRITURA FORA ENCONTRADA ENTÃO ONDE ELA ESTA PORQUE NINGUIM MAIS À VIU?????
    NÃO PODE TER DESAPARECIDO NO AR DEREPENTE N´´ÉEEEE???/

  37. Eduardo disse:

    Adorei a reportagem. E que isso sirva de lição para muitos.
    E gostaria de dizer que a Carolina é linda…eu casaria com ela…pena que ela já é compromissada :(

  38. Kleber Ribeiro Fortino disse:

    Como ela faz para cagar ???

    • JOCELY FIGUEIRÓ disse:

      Vc é retardado??? Bem que vc poderia estar envolvido em um destes desastres de avião… aposto que nem sua mãe sentiria sua falta. Energumeno.

      Ah, respondendo sua resposta ela deve fazer bem diferente de sua mãe, que usa meu c****te para limpar.

      • kathrein Moura Faria disse:

        Jocely Figueiró …..foi óóótima a sua resposta referente ao comentário de Kléber Ribeiro Fortino ( se é ki isso pode ser chamado der comentário) Tem coisas que a gente lê só pq tem olhos mesmo.kkkkkkk
        fiz um básico comentário depois vc olha tá
        Um grande abraço
        Kathrein

    • robson disse:

      porque. vc caga com a boca seu ilergumino.

      • perci ferreira disse:

        eu ja vi que voce tem muita fe e saude eu fico muito contente de ver voce na picina e no volante eu sou caminhoneiro e fico muito contente de ver voce com tanta desposisao asim um abraço de perci ferreira

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.