Carteiras de estudante com chip – Mudança visa evitar falsificações na Copa do Mundo

dezembro 3, 2012 | Brasil, Carteira de Estudante, Copa, Documentos, Entretenimento

A carteira de estudante, documento que garante meia-entrada em cinemas, shows, eventos esportivos, terá um chip eletrônico em 2013.

A decisão foi tomada pelo governo, nesta semana, através do Decreto Presidencial n° 7.783. Segundo o texto, é preciso que o documento tenha a tecnologia ICP-Brasil para comprovar a autenticidade e a condição de estudante do portador. A mesma tecnologia é utilizada na identificação dos advogados registrados na OAB.

A iniciativa do governo foi tomada por dois motivos: reduzir o número alto de falsificações de carteirinha e, também, garantir que somente estudantes devidamente matriculados tenham direito de comprar ingresso para os jogos da Copa do Mundo em 2014 pela metade do preço.

O governo temia que uma máfia pudesse aproveitar brechas na emissão da carteirinha para criar um mercado paralelo de ingressos para os jogos.

Os estudantes que tiverem direito a carteirinha poderão solicitá-la, a partir de 2013, junto à União Nacional de Estudantes, à Associação Nacional de Pós-Graduandos, aos Diretórios Centrais dos Estudantes das instituições de ensino superior e à União Nacional dos Estudantes Secundaristas.

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.