Catástrofe de enormes proporções – Forte terremoto atinge o Haiti

Janeiro 12, 2010 | Acidentes, Internacional, Mundo, Saúde Pública


Tremor atingiu pelo menos 7 graus de magnitude.
O epicentro foi localizado perto de Porto Príncipe.

Um forte tremor de pelo menos 7 graus de magnitude atingiu nesta terça-feira (12) o Haiti, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Não houve relatos oficiais imediatos de feridos, mas a força do terremoto pode causar grande destruição. Segundo relatos de um correspondente da agência Associated Press, um hospital desabou em Petionville e as pessoas ficaram desesperadas nas ruas. Segundo a agência Reuters, há mortos sob os escombros.

Um repórter de uma rede de TV local Haiti Pal disse que vários prédios caíram por conta do tremor. Por telefone, ele descreveu a situação como desesperadora. “Tudo está destruído”, disse.

O embaixador do Haiti nos Estados Unidos, Raymond Joseph, disse que o tremor é uma “catástrofe de enormes proporções“. Segundo Dale Grant, analista da USGS, este foi o terremoto mais forte já registrado na região. Antes, disse, o mais forte havia sido um tremor de 6,7 graus em 1984.

No Brasil, os ministérios da Defesa e da Relações Exteriores informaram que até por volta das 21h (horário de Brasília) não haviam conseguido contato com os brasileiros no Haiti. O governo norte-americano disse à Reuters que o terrmoto havia danificado a rede de telefonia do Haiti.

O tremor teve seu epicentro a apenas 15 quilômetros da capital Porto Príncipe, seu foco foi a apenas 30 quilômetros de profundidade. Após uma primeira medição de 7 graus, uma medição chegou a apontar magnitude 7,3, mas o registro foi corrigido em seguida para 7.

Dois fortes tremores secundários, um de 5,9 graus e outro de 5,5, foram registrado alguns quilômetros a sudoeste do forte terremoto, poucos minutos depois do primeiro sismo.

Segundo um correspondente da agência France Presse, que confirmou o desabamento de um prédio em Petionville, o tremor durou mais de um minuto, e um trator foi levado ao local do desabamento para ajudar no resgate de possíveis vítimas.

Segundo um representante do governo norte-americano que está no Haiti, várias casas ficaram danificadas pelo tremor. “Todo mundo está totalmente assustado”, disse Henry Bahn, do Departamento de Agricultura dos EUA à Associated Press. “O céu está todo cinza de poeira.” Segundo ele, na hora do tremor foi possível ouvir várias pessoas gritando. Ele disse que as ruas estão tomadas de escombros. “Estão cheias de paredes que caíram, destroços e arame”, disse.

Um alerta de Tsunami foi emitido para as Bahamas e para a República Dominicana.”Não há ameaça de formação de um tsunami com força destruidora, com base nos dados históricos de terremotos”, diz um relatório do Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico. “Entretanto há a possibidade um tsunami local que pode afetar a costa de locais a até 100 km do epicentro do terremoto.”

O terremoto foi sentido também na República Dominicana, segundo autoridades locais. “Em todos os lugares se sentiu efeitos do tremor”disse o diretor da Defesa Civil do país, alegando não ter registro de danos e feridos. “Estamos monitorando os lugares mais vulneráveis.”

Funcionários do Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba, em Santiago de Cuba, disseram também terem sentido o tremor. Segundo eles, não há informação sobre danos, entretanto.

Haiti

Com uma população de cerca de 10 milhões de habitantes, o Haiti é o país mais pobre do hemisfério ocidental, de acordo com a CIA. A população sofre com as mortes provocadas por doenças como a Aids, além de problemas causados pela falta de saneamento básico. O país tem altos índices de mortalidade infantil e baixas taxas de crescimento populacional.

O Brasil comanda cerca de 7.000 soldados da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, enviada ao país em 2004, e tem cerca de 1.300 homens na região.

O Ministério da Defesa brasileiro informou não ter informações se o terremoto teria afetado as forças brasileiras no Haiti.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse estar acompanhando as notícias sobre o terrmoto no Haiti e que está “disposto a ajudar”.

Comentários (1)

 

  1. Heliomar d Riobranco n Acre disse:

    jesus vei sauvar todos nos todo mundo imcluzivi haiti todos açeiti osenhor jesus como senhor e sauvador de vosas auma amem

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.