Celular Samsung Galaxy S III: Primeiras impressões

maio 5, 2012 | Amoled, Empresas, Foto, Mundo, Samsung, Tecnologia, Videos

O novo super smartphone da Samsung foi oficialmente lançado nesta quinta-feira (03/05) e, lá fora, alguns sortudos já puderam colocaram as mãos no aparelho. As primeiras impressões parecem ter sido divergentes. Um site chamou o dispositivo de “Rei do Android“, outro afirmou que o celular é realmente MAIS: mais fino, mais rápido e até, aparentemente, mais barato. Sim, o ArsTechnica disse que o Galaxy S III tem um aspecto mais simples, pois é feito de plástico, assim como seus antecessores. De acordo com o repórter, o material mais trivial faz com que o aparelho tenha um aspecto barato e dá a impressão de que custa US$ 2. Exagero? Talvez sim. O jornalista do Engadget comentou que a falta de chassis metálico no aparelho não atrapalha em nada na qualidade do celular, mas admite que o design simplista e pouco diferente dos antigos modelos da fabricante não o agradou muito também.

O Electronista disse que, apesar de ser confortável na mão, a leveza não oferece confiança na qualidade de produção. Mas, fora isso, o site afirmou que a tela do novo smartphone é realmente maior e melhor do que a do Galaxy S II. O display de 4,8 polegadas é cerca de meia polegada mais comprido que o do antecessor. Além disso, o repórter afirmou que o AMOLED também parece superior ao S II com nível de detalhe bastante elevado e comparável à tecnologia de display do iPhone 4S. O ArsTechnica também elogiou a tela AMOLED, principalmente porque a resolução é alta o suficiente para deixar o texto limpo e porque oferece um ótimo contraste e pretos profundos.

Já a câmera de 8 megapixels ganhou destaque em muitos sites por ser rápida, exatamente como a Samsung tinha comentado durante a apresentação. De acordo com o Electronista, a câmera carregou em um segundo e tirou 20 fotos em um curto espaço de tempo. Quanto à imagem, o site Engadget disse ter visto fotos parecidas com as do Galaxy S II e Galaxy Note, o que não as torna ruins. As fotografias tiradas ficam ótimas, mas não trazem grandes novidades. O pessoal do Cnet lembrou que a Samsung se inspirou no HTC One X ao criar a ferramenta de seleção de fotos. Porém, melhor do que simplesmente copiar, a fabricante sul-coreana resolveu dar o seu toque: a sugestão de imagens no Galaxy S III ocorre de maneira automática e se baseia em alguns fatores como detecção de sorriso e reconhecimento facial.

O Direct Call, recurso que liga automaticamente para um contato para quem você esteja mandando mensagem, falhou na primeira tentativa do Electronista, mas depois funcionou com perfeição. O mesmo ocorreu com o AllShare Cast, que permite exibir na TV os conteúdos do celular e controlar tudo pelo smartphone. Segundo o repórter, não houve atraso entre a exibição no aparelho e na TV, que estavam a três metros de distância um do outro. Os demais recursos citados como S-Beam, que troca informações de um S III para o outro, como fotos e vídeos, apenas aproximando os dois dispositivos, e o Pop Up Play, não foram muito mencionados. Parece que, durante a apresentação, os especialistas não tiveram muito tempo para testar o aparelho.

Já a grande novidade do Galaxy S III, o S Voice, ganhou alguns reviews negativos. Obviamente, as comparações com o Siri do iPhone foram inevitáveis. O Electronista conseguiu tirar uma foto apenas acionando o S Voice, apesar de um pequeno atraso. Além disso, algumas requisições não conseguiam ser compreendidas ou o aparelho não tinha a resposta, como aconteceu quando o jornalista questionou onde ele poderia comprar um iPhone. O ArsTechinica também teve dificuldade de acionar o sistema, no entanto, atribuiu os problemas ao local inapropriado.

Aliás, é importante lembrar que estas primeiras impressões foram feitas durante o evento de lançamento, onde haviam centenas de pessoas no mesmo espaço, dividindo alguns poucos aparelhos na área de demonstração. Portanto, os testes com o S Voice não tiveram um bom desempenho. O ArsTechnica acredita que em um lugar com menos barulho e com mais tempo para teste, o sistema de inteligência artificial da Samsung deverá se mostrar melhor.

Por fim, neste curto período que os especialistas tiveram com o celular, a maioria diz ter achado o Galaxy S III uma evolução do S II, o que é algo positivo já que os usuários, normalmente, esperam novidades nos modelos sucessores. Além disso, tiveram bastante comentários positivos sobre a tela AMOLED, a câmera e os recursos inteligentes. O design e acabamento do celular, por sua vez, foi bastante criticado.

O preço do aparelho não foi anunciado, mas a assessoria de imprensa local da fabricante afirmou que o Galaxy S III deve chegar ao Brasil na primeira semana de junho.

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.