Cirurgia da visão – Mulher enxerga com dente implantado no olho

setembro 22, 2009 | Acidentes, América do Norte, Bizarro, EUA, Medicina, Mundo, Saúde, Tecnologia, Videos

Durante nove anos, Sharron “Kay” Thornton ficou completamente cega, e, no final, uma cirurgia inédita nos Estados Unidos, utilizando um dente, restaurou a sua visão. A mulher de 60 anos fez parte de um experimento na Universidade de Miami, em que um dente canino foi implantado em um de seus olhos, funcionando como a base para uma lente artificial.

Após duas semanas, a visão de Thornton é de 20/70 sem lentes corretivas, de acordo com Victor Perez, professor de oftalmologia da Universidade.

Thornton trabalhava como gerente de um restaurante e tem três filhos, e perdeu a visão em 2000 devido à síndrome de Stevens-Johnson. Esta doença rara é causada por uma reação intensa a medicamentos ou a uma infecção, fazendo com que a pele e mucosas fiquem com erupções que podem acabar por “matar” a pele – e, no caso de Thornton, matou sua córnea.

Ela também perdeu o cabelo, as unhas e grande parte de sua pele devido à doença, que depois foi revertida, mas a sua visão ficou comprometida para sempre. Devido à gravidade do seu caso, Thornton não podia fazer transplantes de córnea nem procedimentos utilizando células-tronco.

O procedimento realizado em Thornton já foi feito aproximadamente 600 vezes em todo o mundo, mas esta foi a primeira vez que foi realizado nos Estados Unidos. Para realizar a cirurgia, é retirado do paciente um dente e parte de seu maxilar. O dente e o osso são esculpidos e recebem um buraco, onde é colocada a lente que é utilizada como um olho. Depois, isto é colocado dentro do peitoral do paciente durante vários meses, fazendo com que o dente e as lentes fiquem ligadas, e então isto é transplantado para o olho do paciente.
Como emagrecer rapidamente

De acordo com Perez, que também chefiou a cirurgia, o procedimento com o dente foi necessário no caso de Thornton porque seu olho é muito seco, e não suportaria um transplante com plástico.

Sharron-Kay-Thornton-com-tecido-dentario-em-seu-olho-dente-Cirurgia

Apesar do sucesso do procedimento em Thornton, muitos médicos não se convencem da utilidade da cirurgia, que é muito difícil e longa. Além disso, o resultado das cirurgia desfigura o rosto do paciente. Ivan Schwab, da Academia Americana de Oftalmologia, nos Estados Unidos, é cético quanto à cirurgia, pois ela requer uma grande equipe médica e muitos procedimentos. “Mas, em defesa dos cirurgiões, eles trabalham com pessoas que não têm outras alternativas”, diz.

Fonte Hypescience

Comentários (2)

 

  1. Justin Bieber disse:

    SEE FEAR THAT GAVE THE FACE OF CORN IMAGINE BUT ELSEWHERE IN THE EYE?
    OHHHHHHHHHHHHHH LOKO

  2. tiemi bieber disse:

    muito estranho nunca vi uma coisa dessa

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.