Como quebrar captcha – Startup Vicarius sabe

outubro 28, 2013 | CPF, Crime, Documentos, Internet, Tecnologia

Uma startup de inteligência artificial chamada Vicarius diz ter derrotado de vez os Captchas. Ela consegue alcançar taxas entre 90% e 99% de precisão com um sistema capaz de resolver os enigmas que, em tese, servem para diferenciar humanos e máquinas.

Esta não é a primeira vez que se automatiza o processo de resolução de Captchas, mas o esquema da Vicarius dispensa a necessidade de um aparato muito complexo para isso. Ele usa percepção visual, imitando a capacidade cerebral de processar informações e reconhecer objetos.

Os Captchas foram criados em 2000 e são largamente usados para impedir que robôs tenham acesso a espaços indevidos na web a mando de internautas mal intencionados. Muitas páginas de download, compras ou cadastro usam esse recurso, em que a pessoa tem de digitar caracteres visualmente reconhecíveis apenas por humanos.

A Vicarious não desenvolveu sua criação pensando apenas nisso, ela também quer vender sistemas de extração de texto e números de imagens, diagnóstico de doenças por verificação de imagens médicas e até um que determina a quantidade de calorias presentes em um prato de comida.

Em entrevista à revista do MIT, o cofundador da empresa, D. Scott Phoenix, disse que “qualquer coisa que as pessoas fazem com seus olhos agora nós somos capazes de automatizar”. Mas eles não trarão isso ao grande público, o que poderia inutilizar de vez o Captcha.

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.