Cuidados com a panela de pressão – Veja como usar sem riscos de acidentes domésticos

dezembro 18, 2009 | Acidentes, Alimentação, Comportamento, Mundo, Utilidade Pública

Foto-Panela-de-pressao-imagemA panela de pressão é um utensílio bastante utilizado pelas donas de casa para cozinhar os alimentos com praticidade e rapidez. Mesmo sendo bastante popular, os cuidados necessários para seu uso não são conhecidos por todos. Para utilizá-la sem riscos de acidentes domésticos como, por exemplo, explosões são necessários cuidados indispensáveis.

E a atenção deve começar na hora da compra da panela de pressão. Verifique se ela traz o selo do Inmetro, pois ele garante a qualidade do utensílio. É comum que as pessoas utilizem a panela de pressão sem respeitar a capacidade máxima indicada pelo fabricante. Isso pode provocar o entupimento da válvula e deformar o objeto, aumentando ainda o risco de acidentes. Por isso, calcule o volume de água e alimento que serão utilizados e ocupe no máximo dois terços do volume da panela.

Para sua segurança, é muito importante também checar a vedação da panela de pressão. Na hora de lavar, procure por frestas ou áreas amassadas na tampa, elas podem fazer com que o vapor escape e a panela não produza pressão. Verifique também se a borracha da tampa da panela de pressão está colocada corretamente.

Enquanto a panela estiver no fogo, observe se a válvula está funcionando normalmente. Se a válvula não estiver liberando pressão, pode estar obstruída. Levante a válvula para resolver o problema. Não abra a panela assim que desligar o fogo. O ideal é esperar que ela esfrie naturalmente ou colocá-la embaixo da torneira de água fria, mas sem erguer a válvula.

Depois do uso, limpe bem a panela. A tampa e a borracha de vedação devem ser lavadas à parte. Troque a borracha a cada três meses. Com o uso, ela vai perdendo a elasticidade e sua função de vedar a panela fica comprometida.

Por Deborah Busko
Fonte Dicas de Mulher

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.