Eleições 2010 – Candidatos: Tiririca, Romário, Mulher Pêra – Problemas na política do Brasil

setembro 21, 2010 | América do Sul, Apresentador, Brasil, Cantor, Celebridade, Comportamento, Dançarina, Humoristas, Mundo, Política

”O que faz um deputado federal ? Na verdade, eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto depois.”

Este é um dos slogans políticos de um homem que se espera para entrar na Câmara dos Deputados nas eleições gerais do dia 03 de outubro com o apoio de mais de um milhão de eleitores.

Se a frase soa como uma espécie de brincadeira, talvez você não ficará surpreso ao saber que o candidato especial, é um palhaço profissional.

Francisco Everardo Oliveira Silva ou Tiririca como é conhecido, começou a trabalhar em um circo aos oito anos de idade numa cidade pobre do nordeste do Ceará, e agora é um comediante de TV.

Como Tiririca, dezenas de figuras do esporte brasileiro e showbusiness lista estão lutando por um dos 513 assentos da Câmara, ao lado de políticos experientes, membros de clãs políticos antigos e novos completa.

Ao todo, são mais de 6.000 candidatos de 27 partidos.

Outro candidato que está previsto para uma vitória esmagadora é o jogador de futebol Romário, ex-herói da vitória do Brasil 1994 Copa do Mundo.

Ele está correndo para o escritório que representa o seu estado de origem do Rio de Janeiro e espera trabalhar para “manter as crianças fora de crack e outras drogas”.

“Como um garoto que cresce acima em uma comunidade carente, eu tenho cansado de políticos que nos visitam e melhorias prometendo que nunca aconteceu. Percebi que eu tenho que ser aquele que conseguir fazer as coisas”, Romário diz a BBC.

Impacto na midia social

Enquanto a mídia se concentra em uma corrida presidencial que provavelmente já está definido, com escolha do presidente Lula da Silva maneira Dilma Rousseff à frente de seus adversários nas urnas, a “corrida maluca” para o Congresso do Brasil domina a blogosfera e sites de rede social

Vídeos Tiririca, por exemplo, já foi visto por mais de 3,5 milhões de pessoas no YouTube, e seu nome permaneceu como um dos temas de tendências do Twitter por alguns dias.

“No Brasil, todos os candidatos são alocados tempo na televisão e rádio . E quando as pessoas, como Tiririca aparecer na tela, eles destacam-se o chato ‘aqueles que estão realmente usando seus spots para apresentar as propostas reais”, explica Eliane Cantanhede, correspondente político no jornal Folha de S Paulo.

Mas uma longa lista de nomes exóticos correr para o escritório não é exclusivo para esta campanha eleitoral.

“O Brasil tem uma tradição de voto para esses tipos de personagens, seja porque eles fazem uma forte impressão sobre os eleitores mais pobres e menos informados, ou porque eles atraem as pessoas ricas e bem instruídas que estão fartos de políticos e quero protestar” , Cantanhede diz.

A forma como a Câmara dos Deputados é formado – por uma lista aberta sistema de representação proporcional – também alimenta a existência de tais candidatos, dizem analistas

David Fleischer, professor de Ciência Política da Universidade de Brasília, explica: “Essas pessoas são promovidos por seus partidos, na esperança de que eles vão conseguir votos o suficiente para puxar umas duas ou três menos votados para os candidatos na câmara.”

Algumas partes são tão conscientes da eficiência do sistema que ainda convidar celebridades para disputar as eleições.

Um exemplo é suellem Rocha, alias Mulher-Pera – “a mulher em forma de pêra” – um modelo de 22 anos de idade e dançarino, que disse à BBC que tinha aceite uma proposta do Partido Nacional do Trabalho para tentar agarrar um lugar em Brasília , onde ela espera que a “luta para os jovens”, como ela diz.

Eu estou adorando fazer campanha nas ruas e as pessoas que conheço dizem preferir votar em mim do que para os candidatos corruptos. Disseram-me que é hora de trazer renovação ao Congresso, “ela diz.

“Bandidos”

A corrupção é, de fato, uma das palavras mais associadas com o corpo formado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados.

Pesquisa realizada em 2007 por G1.com, um site de notícias líder no Brasil, mostrou que houve pelo menos 20 grandes escândalos de corrupção no Congresso desde que a democracia foi restaurada no Brasil em 1985.

Um dos mais notórios foi o “escândalo” do mensalão, um suposto caixa-de-votos esquema que envolve o poder de Lula Partido dos Trabalhadores e alguns dos seus aliados mais próximos, em 2005.

Os acusados desceu ou foram banidos do cargo, mas Lula conseguiu se manter à tona e foi reeleito no ano seguinte.

“Se no passado o Congresso foi crucial para a oposição ao regime militar, hoje é apenas visto como um lugar onde os bandidos vão fazer dinheiro”, diz Cantanhede.

Para o analista, este é o resultado do fracasso do Brasil para acompanhar as mudanças políticas, ao contrário do que fez no front econômico: “Devido à natureza centralizadora do governo Lula e por sua falta de interesse em promover um debate ético , o legislativo brasileiro perdeu o seu papel político. ”

O corpo ainda é responsável por aprovar ou rejeitar leis, bem como controlar o orçamento do executivo.

Mas, como explica o professor Fleischer, a existência de comissões de liderança, formada por deputados nomeados por seus partidos e aliados, permite que o presidente tem poder considerável para controlar a agenda do Congresso.

Em 03 de outubro, quase 136 milhões de brasileiros  irão escolher, governadores de estado, deputados federais,  deputados estaduais e senadores. O voto é obrigatório no país.

Comentários (8)

 

  1. Adelson disse:

    Brasil, 500 anos de fracasso como país, decepcionante como eleitor, fraco como povo cego que é. Campeão em corrupção, adjetivos que me faltam agora depois de ver a preferência “popular” deste país.
    Ninguém quer o bem do Brasil, querem fazer acontecer “pior que está não fica”… Deplorável, me causou nojo, uma lástima.
    O que esparar do futuro deste país?
    Sinceramente… quando Charles Degaule, (não sei francês) disse que esse país não era sério, todo mundo caiu de pau no cara, quando Pelé disse que o brasileiro não sabe votar, idem.
    Digam – me, por favor, temos futuro político e educacional neste país???

  2. Thomé disse:

    Neste dia 03 de outubro vi que os brasileiros nao sabem votar mesmo , Porque quem vota no tiririca é mais ignorante que o própio?, Imagini um analfabeto deputado oque ele vai fazer la ,??.

  3. polly_poliana2002@hotmail.com disse:

    na verdade tiririca tem tota razao pior d q ta nao fica a mulher pera ia ser uma tragedia

  4. francisco paulo da silva filho.SAO JOAO DO JAGUARIBE CE disse:

    E A TENDENCIA E A COISA PIORAR CASA VEZ MAIS .

    SE

    CUIDEM

    CAMBADA

    DE POLITICOS

    QUE

    NAO

    FAZ

    NADA .

  5. francisco paulo da silva disse:

    E MELHOR VOTAR EM UM PALHAÇO DE VERDADE SEM MASCARAS DO QUE VOTAR NOS DISFARÇADOS ….

    NAVERDADE POLITICO SERIO TA MUITO DIFICIL NOS DIAS ATUAIS , VOTAR EM PALHAÇOS, JOGADORES E MULHERES COMO A MULHER PERA E UMA PROVA QUE NAO TEMOS MUITA OPÇAO .

    NA PROXIMA EU VOU VOTAR NA MULHER MELANCIA SE ELA FOR CANDIDATA.KKKK

  6. odair disse:

    c*****o… entendi o que o narrador ai expressou… concordo em parte … MAS P***A…. ESCREVE DIREITO ESSA M***A. DE QUE ADIANTA BOM CONTEUDO SE NAO CONSEGUE ESCREVER DIREITO?

  7. Marcos disse:

    Umas aulas do bom e velho português cairiam bem…

  8. wanderley disse:

    P*** que o pariu!!!!!!!! Aprende a escrever!!!!!!

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.