Elevadores espaciais – Elevadores poderão levar astronautas ao espaço até 2050

Fevereiro 21, 2014 | Economia, EUA, Foto, Internacional, Mundo, Tecnologia

foto-elevador-espacial

Esqueça os foguetes: no futuro, elevadores podem ser a forma mais rápida de levar o homem ao espaço. A hipótese foi levantada em reportagem publicada nesta semana pelo site Space.com.

O texto abordava o estudo “Space Elevators: An Assessment of the Technological Feasibility and the Way Forward” – elaborado pela Academia Internacional de Astronáutica.

De acordo com o trabalho, ir ao espaço assim não só será possível como mais econômico do que o atual envio de foguetes ao espaço.

Em 2012, um projeto da empresa japonesa Obayashi Corp. já previa a construção até 2050 de um elevador com espaço para 30 pessoas capaz de fazer uma viagem de 36 mil quilômetros entre a Terra e uma estação espacial em pouco mais de uma semana.

Foguetes?

“No futuro, as pessoas rirão e se perguntaram porque fazíamos foguetes para ir ao espaço”, afirmou ao site o engenheiro Peter Swan, especialista da área.

Entre os fatores que podem facilitar a criação de um elevador espacial, está o surgimento de novas tecnologias que podem ser usadas num projeto do tipo.

Um exemplo são os nanotubos de carbono. O material apresenta grande resistência com baixo peso em relação ao aço – características úteis para construção de um elevador espacial.

Além disso, o avanço da tecnologia de paineis solares também é visto com bons olhos pelos interessados nesse tipo de veículo.

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.