Bomba no avião – Tentativa de ataque terrorista nos EUA

dezembro 26, 2009 | Acidentes, Aviação, Comportamento, EUA, Foto, Incidentes, Internacional, Videos


Passageiro tentou provocar explosão em voo, mas foi dominado.
Homem diz ao FBI que foi treinado pela al-Qaeda para derrubar aeronave.

Um passageiro a bordo de um avião que voava entre a Europa e os Estados Unidos tentou provocar uma explosão, mas foi dominado. A Casa Branca afirma que se tratou de tentativa de ato terrorista.

Inicialmente, a companhia aérea dizia que um passageiro tinha tentado soltar fogos de artifício dentro de um avião. Mas, depois que peritos analisaram o artefato, descobriram que era uma bomba de verdade.

O FBI interrogou o suspeito e informou que o homem, identificado como Abdul Mudallad, de 23 anos, queria derrubar a aeronave. Segundo ele, por ordem da al-Qaeda. Ele foi dominado pela tripulação e o piloto fez um pouso normal.

O suspeito disse ter comprado o explosivo no Iêmen, onde foi treinado. O presidente Obama ordenou nesta sexta-feira, após ser informado do episódio, que as medidas de segurança nos aeroportos passem a ser ainda mais rigorosas. Havia 278 pessoas no jato e três, inclusive o suspeito, ficaram feridas.

O incidente

O nigeriano saiu de Lagos, a capital da Nigéria. Trocou de avião em Amsterdã e seguia rumo os Estados Unidos. O incidente aconteceu quando o avião estava prestes a pousar em Detroit, no estado de Michigan.

Segundo uma TV americana, o passageiro tinha um saco com uma espécie de pó amarrado à perna. Ele teria injetado um líquido no pó, que explodiu. Ele sofreu queimaduras de segundo grau e dois passageiros sentados ao lado ficaram feridos.

O nigeriano teria contado ao FBI que recebeu ordem da al-Qaeda de explodir o avião. No aeroporto em Detroit todos os voos internacionais foram suspensos. Passageiros que passaram horas no terminal reclamavam da falta de informações.

O Departamento de Segurança Interna comunicou que novas medidas de segurança nos aeroportos serão adotadas imediatamente por ordem do Presidente Obama.

Fonte G1

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.