Avião, C-98 Caravan, está desaparecido na Amazônia – Aeronave FAB saiu com 4 tripulantes e 7 passageiros a bordo

outubro 29, 2009 | Acidentes, Amazonas, América do Sul, Aviação, Brasil, Comportamento, Foto, Tecnologia

Foto-Aviao-da-FAB-desaparecido-Amazonia-Modelo-C-98-Caravan

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com quatro tripulantes e sete passageiros a bordo desapareceu nesta quinta-feira pela manhã enquanto realizava um voo entre as cidades de Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM), informou a Aeronáutica.

Os ocupantes da aeronave, alguns deles colaboradores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), foram designados para uma missão de vacinação do Ministério da Saúde em cerca de 3,7 mil indígenas de, aproximadamente, 40 aldeias no Vale do Javari, no Amazonas.

Segundo a FAB informou em nota, a aeronave desaparecida C-98 Caravan decolou às 8h30 horário local (10h30 de Brasília) e deveria pousar em Tabatinga às 10h15 (horário local).

O órgão da Aeronáutica que coordena operações de busca e resgate no país (Salvaero) recebeu o sinal de emergência emitido pela aeronave 58 minutos depois da decolagem, disse o comunicado.

A FAB informou ainda que, com base nas informações do alerta e dos últimos contatos de radar e rádio com o controle de tráfego aéreo, foi possível estabelecer uma área para o início das buscas.

Sete aeronaves da FAB e uma do Exército participam das operações, sendo dois helicópteros C-105 Amazonas, dois H-60 BlackHawk, um HM-3 Super Cougar, um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante e uma aeronave de reconhecimento R-99.

“Não temos informação que a aeronave caiu“, informou o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica. “As operações de busca foram iniciadas quando perdeu-se contato com a aeronave”.

De acordo com a nota, 36 militares, entre médicos, enfermeiros e especialistas em resgate, foram deslocados para Cruzeiro do Sul, onde será montada uma base de operações de buscas. Mais de 100 militares participam da operação na região.

O C-98 Caravan, de fabricação Cessna, é usado para o transporte de pequenas cargas e passageiros em curtas distâncias e tem capacidade para até 14 pessoas.

Na FAB, o C-98 Caravan é utilizado desde 1987 em tarefas de apoio e de transporte aeromédico e no Correio Aéreo Nacional.

Fotos-Aviao-da-FAB-desaparecido-Amazonia-Modelo-C-98-Caravan

Fonte G1

Comentários (1)

 

  1. […] Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta sexta-feira (30) que encontrou a aeronave que estava perdida na Amazônia. Segundo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que tinha uma equipe no avião, são nove os […]

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.