Fotos do Policial Federal atirando na vaca – Morte de animal na rodovia em Minas Gerais foi crime ambiental?

janeiro 10, 2010 | Acidentes, América do Sul, Brasil, Comportamento, Federal, Flagrantes, Foto, Justiça, Minas Gerais, Mundo, Polícia

Policial foi flagrado ao matar bovino a tiros na BR-040, em Minas Gerais.
Para a Polícia Rodoviária Federal, agente agiu de forma correta.

A advogada e presidente da União Internacional Protetora dos Animais (UIPA), Vanice Orlandi, disse ao G1 que o agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) desrespeitou leis de proteção animal e cometeu um crime ambiental ao matar a tiros um bovino na BR-040, na região da Grande Belo Horizonte, na quarta- feira (6).

Bois e vacas ficaram espalhados pela pista após um acidente e, segundo a assessoria de imprensa da PRF, o policial teria atirado porque os animais soltos na estrada poderiam provocar mais colisões. O policial teria sido autorizado pelo dono da carga a atirar. Ainda de acordo com o órgão, a ação do policial foi correta, pois ele estaria defendendo a si próprio e a outros motoristas.

Vanice discorda e ressalta que o policial deveria ter acionado órgãos especializados para remover o animal. “Ele dispunha de outros meios para evitar acidentes. Poderia parar o tráfego e acionar o Centro de Controle de Zoonoses, que também está apto a resgatar caprinos, equinos e bovinos”, afirma.

Para a advogada, a própria morte do animal foi executada de maneira incorreta. “Foi um despreparo, uma falta absoluta de sensibilidade e respeito pelos animais, porque o policial tinha outros meios para desobstruir a pista. Esse bicho foi abatido a sangue frio, de forma cruel. Existe uma lei que manda dar morte rápida ao animal cuja eliminação seja necessária, mas nem isso o policial soube fazer.”

Segundo Vanice, é crime ambiental praticar qualquer ato de maus-tratos, ferir ou mutilar animais domésticos ou silvestres. “O bicho foi vítima duas vezes. Como se não bastasse o transporte cruel, que obriga o animal a viajar semanas em pé, ele acabou morto nessas condições”, diz.

5ª causa de acidentes

A assessoria da PRF em Brasília informou que o uso da arma foi o último recurso e considera a ação do policial correta. Não existe um treinamento ou uma determinação específica sobre como deve ser a ação dos policiais em caso de animais na pista, mas os policiais devem tentar retirá-lo o mais rápido possível para evitar acidentes graves.

O atropelamento de animais é a quinta maior causa de acidentes em estradas federais no país. O número supera as ocorrências provocadas por ingestão de álcool (em oitavo lugar). Acidentes com bichos são extremante comuns no Nordeste, onde muitos equinos são abandonados, no Rio de Janeiro e em Goiás.


Principais fatores para a ocorrência de acidentes em estradas:
1) Falta de atenção 33,3%
2) Não guardar distância segura 6,3%
3) Velocidade incompatível 4,8%
4) Defeito mecânico no veículo 4,2%
5) Animal na pista 3,4%
6) Desobediência à sinalização 3,2%
7) Saída de pista 2,6%
8) Ingestão de álcool 2,4%
9) Outras causas ou razões não identificadas 39,8%

.


Acidentes que tiveram como fator contribuinte a presença de animais na pista:
2009 2008
Número de acidentes Número de mortos Número de acidentes Número de mortos
janeiro 331 3 316 8
fevereiro 297 3 335 6
março 314 7 392 12
abril 357 10 434 8
maio 397 6 408 6
junho 436 4 385 6
julho 387 9 437 5
agosto 381 8 440 7
setembro 335 8 421 3
outubro 354 8 363 7
novembro 294 6 314 8
dezembro 313 7 337 8
Total: 4.196 79 4.582 84

Convênios

No Rio de Janeiro, o número de ocorrências é tão grande que a PRF tem convênio com prefeituras que possuem caminhões de apreensões de animais e laçadores, conforme explicou ao G1 o chefe do núcleo de Comunicação Social da PRF do Rio, André Luiz Azevedo. Somente em 2008, cerca de 1.500 animais foram apreendidos em rodovias federais do estado.

“Há uma grande incidência de apreensões de animais na rodovia Niterói/Manilha (BR-101 Norte). Muitas pessoas que vivem às margens dessa rodovia trabalham como carroceiros e também adquirem os animais para usar como meio de transporte. Como os moradores não têm locais apropriados para guardar esses animais, os bichos fogem para a rodovia e causam acidentes graves”, diz Azevedo.

Quando apreendidos nessas ações, os animais são levados para currais das prefeituras. Se houver reincidência, vão a leilão.
Reparação

De acordo com Azevedo, em caso de acidentes, o motorista pode ingressar com uma ação contra o dono do animal e também contra a concessionária que administra a via ou o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). Esses dois órgãos são responsáveis por garantir uma estrutura mínima de segurança para impedir o acesso de animais à via.

Fonte G1

Comentários (41)

 

  1. edu disse:

    Paulo vc quer ser todo certo nao é verdade pra inicio de conversa vc mau educado, da vergonha as coisas q vc fala, isso é tão irracional de sua parte pra defender um animal que serve pro consumo humano q estava causando desordem numa rodovia super movimentada q passam milhoes de pessoa , olha gente o povo é muito de modismo nao come carne porque é crueldade nao é verdade ? Mas pra ler essas mensagens aqui vc mesmo sr paulo vc esta contribuindo para varias mortes de animaizinhos indefesos nas areas alagadas das represas , dai vem outro cidadao diz q nao usa nada de origem animal porq isso é desrrespeito com a natureza? E a luz eletrica é o q gerada aonde? Se vc quer proteger os animais e encher o peito ai p soltar um monte de palavrao vai morar numa casa de taipa no meio do mato de preferencia numa regiao que tenha onça ou outros animais pra vcs viverem em perfeita harmonia dai vc vai poder falar o q quiser

  2. CLAUDEMIR APARECIDO disse:

    NÃO IMPORTA QUEM SEJA ,OU QUAL OPINIÃO DEIXOU, SE UM ANIMAL FOSSE ATACAR QUALQUER UM DE VOCÊS E SE EU PUDESSE IRIA TIRAR O BICHO DE COMBATE, MESMO QUE DEPOIS DISSO ATÉ MESMO QUEM EU SALVEI QUISESSE DE DAR UM SOCO, FODA-SE, ANIMAL EU GOSTO SER HUMANO EU AMO, MESMO QUE ESTE ME ODEIE, EI VOCÊ~E QUE TA ME ZOANDO POR CAUSA DESTA FRASE , SIM VOCÊ MESMO ,TAMBÉM AMO VOCÊ, TENHA UM BOM DIA QUE DEU TE ABENÇOE.

  3. Túlio disse:

    Na hora de ir no açougue compra carne ninguem reclama….

  4. Mané disse:

    Esse policial é mais burro q uma pedra. Ele pensou q tava lidando com um dinossauro?! Só pode né…

  5. dhyego klay disse:

    covarde filho da putaa se a vaca tinha estranhado ele , objetivo do animal e pra se proteger desse inrracional covarde !!!

    • Túlio disse:

      todo mundo aqui aposto que adora come um bife, fazer um churrasquinho. agora que da uma de certinho e defende o animal (que todo mundo compra a carne para comer, e não paga barato pela mesma.) Prestem atenção antes de falar bobagens seus hipócritas…..

  6. Jorge Nascimento disse:

    Para a policia rodoviária federal o matar é o correto???

  7. gabriel disse:

    vão cagar defensores de animais… vão fumar maconha bando de burguês safado !!!

    • juliana disse:

      cala boca trouxa nem sabe o que ta falando,

    • tião disse:

      Caros protestantes aos defensores de animais, como o Gabriel e outros citados aqui. Devemos todos defender as diversas espécies acreditando na importância que todas tem para o planeta. Se não fosse por isso, provavelmente vocês não precisariam mais ocupar espaço aqui, pois com um cérebro obsoleto como o de vocês, acreditando serem onipotentes, vocês só provocam peso.
      Obs.1: Peso=mxg
      Obs.2: No caso de alguns, o Peso=mxgxi, onde i = a ignorância.

  8. felipe disse:

    não sei nem quem e o animal o policial, ou a vaca

  9. ADRIANO disse:

    TENHO UM AMIGO QUE ATROPELOU UM CAVALO O FILHO DELE MORREU NA HORA E ELE FICOU NA CADEIRA DE RODAS ONDE TAVA A SOCIEDADE PROTETORA DOS ANIMAIS?NA MINHA OPINIÃO O POLICIAL FES A COISA CERTA .GOSTO MUITO DE ANIMAIS E DEFENDO MAS ENTRE ELES E O SER HUMANO QUAL VOÇÊ ESCOLHE??? POR ISSO ANIMAL NA PISTA TEM QUE MATAR MESMO!!!!

    • Thiago disse:

      Ô idiota, você quer tratar um animal como um ser “racional” que é o ser humano é babaca, quer dizer nem todos os seres humanos são racionais, existem os que pensam como você, que as vezes acabam pensando menos que uma lesma. A questão não é, entre o ser humano e o animal, você já parou pra pensar que foi outro babaca que deixou o aniaml solto e esse sim devia ser responsabilizado por isso, já pensou também que existem outras formas de retirar o animal da pista, sendo assim que tal atirar em todo mundo que atravessar a pista, que tal atirar na vaca da sua mãe, ou no chifrudo do seu pai, palhaço.

    • Rocha disse:

      Seu mentecápto, sua pergunta não deveria ser onde está a sociedade protetora dos animais! Estes animais não deveriam estar ali! São vítimas! Seu amigo não tem culpa, nem os animais que estavam lá por conta de outro “ser humano” os animais preferem distância de nós e, nós somos os que tiram eles de seus habitats para satisfazermos nossa ância por comida e dinheiro.

    • Mané disse:

      Cara, melhor vc nem ter opinado. Porque tu é mais ignorante q um asno!

    • juliana disse:

      eu escolho os animais …sempre ….e se tiver uma formiga e vc eu te atropelo ..filho da puta …safado…ser uma tem aos montes e só causam problemas e estragos, tem muitos seres humanos no planeta…7 bilhoes …tem que ter no maximo 2 …no maximo entendeu troxa

  10. PAULO H C P ROMANI disse:

    O BRASIL É UM PAÍS RIDÍCULO, COM POPULAÇÃO RIDÍCULA. TUDO AQUI É RIDÍCULO. NÃO SEI COMO VIM NASCER NUM FIM DE MUNDO DESSE. CLARO QUE TINHA COMO SEGURAR AS VACAS SEM TER QUE MATÁ-LAS, MAS, AÍ, COMO QUE O OTÁRIO DO POLICIALZINHO DE MERDA IRIA DESCARREGAR SUA INFERIORIDADE ? PAIZINHO DE MERDA.

  11. adriano disse:

    foi ai que começou, o pessoal gosta de falar mal de policia, garanto que se qualquer outra pessoa que estivesse ali no lugar do policial, atirando ninguem ia falar nada.
    o povo sem noção

    • Jorge Nascimento disse:

      Creio que um policial federal, deva ser muito bem preparado para não ficar por aí em nossas rodovias atirando contra um indefeso, esquelético e irracional animal, quando bastaria fazer um simples disparo para o alto para afasta.lo. Puro exibicionismo de um despreparado em lidar com um caso tão simples! Por motivos como este que ainda somos comparados com países do 3° mundo! Isso sim é uma VERGONHA.

  12. elias mesquita estevao disse:

    tem que ter uma açao mas evicas das autoridades pois sou caminhoneiro e sei o que e´isso

  13. Romario disse:

    O policial agil em legitima defesa, se ele não atira a vaca poderia ter matado ele.

    • Charlye Bravo disse:

      Na verdade se trata de ” estado de necessidade”, de qualquer forma o policial fez isso para evitar que vidas humanas fossem perdidas, parabéns , a imagem é triste mas a ação foi precisa.

  14. Mário disse:

    Malditos! Parar uma rodovia por causa de um boi???
    Fala sério bando de retardado!!! Queria ver se a mãe de um de vocês precisasse passar nessa rodovia para uma emergência e a merda do boi estivesse impedindo! Que irresponsabilidade! Vai morar no meio do mato, pare de usar energia elétrica, internet, telefone, construção civil, água encanada e esgoto. Quando você estiver fazendo isso eu deixo você encher o saco por causa de um boi, seu assassino de animais. Sabe quantos morreram pra você morar onde está? IDIOTA!

    • Junior disse:

      Essa gente que fica falando que matou o boi, é assassino.
      Porque ao invés de ficar falando, não fica na frente de um boi bravo, larga de ser estupido, se o policial não atirasse no boi quem ia estar morto era ele e não o boi, vocês não valorizam a vida do ser humano. E dizem que são protetores de animais, larguem de ser um bando de hipocritas.

    • PAULO H C P ROMANI disse:

      TU TEM MERDA NA CABEÇA SEU SUBDESENVOLVIDO DE BOSTA ! TU ACHA QUE A TUA MÃE VALE MAIS QUE QUALQUER OUTRO SER VIVO SEU PAU NO CU. POIS NÃO É. PRO UNIVERSO TODOS SOMOS IGUAIS. VEJA VOCÊ, FALA, ANDA E PENSA QUE PENSA MAIS NÃO VALE NADA. SEU OTÁRIO. PENSA QUE OS OUTROS SEREM VIVOS SÃO INFERIORES SEU RIDÍCULO. ESTÁ ERRADO.

  15. Clayton disse:

    Bem!
    Acho que se o Boi ja estava debilitado após o acidente o mais certo seria isso mesmo!!

  16. Lilian disse:

    Realmente é muito fácil falar. Claro que é penoso você ver um animal indefeso sacrificado. Mas como é bem dizer, esperar que a autoridade ambiental estivesse no local é querer retardar tudo o que o policial estava era querendo evitar. Tem gente que tem problema para pensar!

    • MIGUEL ANGELO disse:

      Vanice , você não tem vergonha ? a sua pósição faz nos entender que você não entende nada da realidade.

      – Você já chamou o Centro de Controle de Zoonoses? tenho certeza que não . Porque se tivesse chamado saberia que eles não vem em menos de 24 horas.

      Parabéns policial por sua atitude !!!!!

  17. Felipe disse:

    Sim! Havia outros meios! … mais pra que utilizar dos mesmos quando se está munido de uma arma e da ingorância do ser humano.

    “Quando o ser humano aprender a respeitar até o mais insignificante dos seres, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes”

  18. Sandro Mauro disse:

    oi.sou de belo horizonte e estava no local no dia do acidente achei certa a atitude do policial, pois nessa br e muito grande trafego de Veículos no local onde a vitima (no caso o boi) estava erra de difícil visão para os Veículos que vinha descendo
    alem disso e grande o movimento de caminhos como esse que levava os bois para abate eles descem em alta velocidade e acabou gerando esse acidente
    mas tudo bem o boi não ia morrer mesmo eles tem vida longa
    se um caro tive se batido na vaca ião chama o policial de incompetente e o motorista processado por nao respeitar o direito dos animais

  19. Rafani disse:

    O policial esta totalmente correto porque de acordo com o código ambiental se o animal estiver machucado ele poderá ser sacrificado.
    Os Pms também deram tiros.

    Aconteceu que um caminhão capotou e 2 Bois ficaram machucados a única alternativa foi sacrifica-los ou iriam sentir muitas dores.

  20. maykel campestrini disse:

    olá Sou Bombeiro Militar em santa Catarina. e so tenho uma coisa para dizer para Vanice Orlandi.
    Senhora sai da tua sala linda e vem para a rua trabalhar… ai vc vai ver como funciona…

    “Sem tem estado na ponta o melhor comentário é não comentar nada.” (Campestrini)

    Fez certo o PRF… que chore a mãe dele.. hahaha

    • Pablo Moraes disse:

      maykel campestrini,

      Ignorante é pouco para você. O agente da PRF tinha outros meios para proteger a todos, mas parece que treinamento não ocorreu a este ser pertencente a União.

    • José Renato Gomes Medeiros disse:

      Parabéns Maykel Campestrini, eu gostaria era de colocar uma farda nesta SENHORA e mandá-la patrulhar estradas, atender acidentes, socorrer crianças e familias inteiras mutiladas por causa de um acidente com animais.
      Com certeza não iria aguentar, ver um boi sentado no banco dianteiro de um carro sobre o condutor e/ou acompahante, depois de ter entrado pelo parabriza. Ha, ia esquecendo, qual seria a reação desta SENHORA se algum parente seu se envolvesse em um acidente com animal solto na pista, na certa a MESMA iria reclamar da ineficiência da Polícia.

    • TE disse:

      maykel ñ gostei doq disse pra vanice se fosse pra ela sair da sala e ir trabalhar nas rua ela teria estudo e profissionalizado pra isso coisa q vc cm bombeiro ñ fez vc é mal educado e nd justifica tirar a vida de um aminal desse jeito se ele tava feroz agrindindo alguem era so entrar na viatura e pedir ajuda a zoonoze ou alguem mas gualificado q esses policiais ai ,, policiais mata animais mata pessoas e depois vem dizer foi em ligita defessa talves a pessoa nem arma tinha o secretario de segurança tem q escolher melhor os policiais q poe na rua

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.