Supertufão Haiyan – Cruz Vermelha estima em mais de mil mortos – Tufão foi um dos mais fortes nas Filipinas

novembro 9, 2013 | Acidentes, Asia, Desastres, Filipinas, Foto, Tufão

A Cruz Vermelha das Filipinas estima que mais de mil pessoas morreram na cidade de Tacloban e pelo menos outras 200 na província de Samar, regiões mais abaladas por um dos mais fortes tufões que atingiram o país.

A secretária-geral da Cruz Vermelha das Filipinas, Gwendolyn Pang, disse que os números vieram de relatos preliminares de equipes da Cruz Vermelha em Tacloban e Samar, entre as áreas mais devastadas atingidas pelo tufão Haiyan na sexta-feira.

“Estima-se que mais de mil corpos foram vistos flutuando em Tacloban como reportado por nossas equipes da Cruz Vermelha”, ela disse à Reuters. “Em Samar, foram cerca de 200 mortos. A validação está a caminho”.

Ela disse que esperava que um número mais exato viesse depois que uma contagem mais precisa de corpos em solo nestas regiões.

Haiyan, batizado como Yolanda pelas autoridades locais, é o tufão mais potente deste ano no mundo. O fenômeno castigou as Filipinas com ventos sustentados de 235 km/h e rajadas de até 315 km/h.
“Quase nenhuma casa ficou de pé nas regiões mais afetadas”, afirmou Reynaldo Balido, porta-voz do Conselho Nacional de Gestão e Redução de Desastres.

Antes da chegada deste último tufão às Filipinas, o 24º do ano, os meteorologistas tinham advertido que ele poderia ser mais devastador que o tufão “Bopha”, que deixou cerca de mil mortos em 2012.

Após arrasar o centro e o sul das Filipinas, Haiyan se encontra no Mar do Sul da China e segue rumo ao Vietnã, podendo atingir o Laos, e o Sul da China, que já se preparam para enfrentar a tormenta.
A força dos ventos converte Haiyan, de categoria 5, a mais alta, num dos ciclones mais violentos do mundo e que poderia ser o mais potente a tocar em terra em toda a história, segundo Masters.

 

foto-tufao-haiyan-veiculos-e-motocicletas-foram-arrastados-para-um-campo-de-arroz-na-cidade-de-Tacloban

Veículos e motocicletas foram arrastados para um campo de arroz na cidade de Tacloban.

 

foto-tufao-haiyan-moradores-tentam-buscar-abrigo-com-seus-pertences-depois-da-passagem-do-tufao-que-atingiu-a-cidade-de-Tacloban-na-provincia-de-Leyte

Moradores tentam buscar abrigo com seus pertences depois da passagem do tufão que atingiu a cidade de Tacloban, na província de Leyte.

foto-tufao-haiyan-sobreviventes-carregam-o-corpo-de-uma-pessoa-morta-durante-a-passagem-do-tufao-Haiyan-na-cidade-tacloban

Sobreviventes carregam o corpo de uma pessoa morta durante a passagem do tufão Haiyan na cidade Tacloban

foto-tufao-haiyan-imagem-fornecida-pela-nasa-mostra-o-supertufao-haiyan-feita-a-bordo-da-estacao-espacial-internacional

Imagem fornecida pela Nasa mostra o supertufão Haiyan feita a bordo da Estação Espacial Internacional.

foto-tufao-haiyan-Moradores-caminha-por-casas-destruidas-em-Tacloban

Moradores caminha por casas destruídas em Tacloban

foto-tufao-haiyan-o-corpo-de-um-homem-fica-entre-os-escombros-de-casas-no-municipio-de-Coron-na-provincia-de-Palawan

O corpo de um homem fica entre os escombros de casas no município de Coron, na província de Palawan.

foto-tufao-haiyan-Formacao-do-supertufao-Haiyan-e-vista-aproximando-se-das-Filipinas-na-quinta-feira-7-em-foto-feita-por-satelite

Formação do supertufão Haiyan é vista aproximando-se das Filipinas, na quinta-feira (7), em foto feita por satélite

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.