Golpe do Boleto – Polícia de SP identifica sete empresas suspeitas de aplicar golpes em pequenos comerciantes

janeiro 28, 2010 | Brasil, Comportamento, Crime, Polícia


Quadrilha convencia pequenos comerciantes a pagar taxas.
Vinte pessoas foram ouvidas e liberadas; polícia procura os responsáveis.

A Polícia Civil de São Paulo conseguiu identificar sete empresas

suspeitas de aplicar golpes em pequenos comerciantes. As vítimas eram obrigadas a pagar taxas que variavam de R$ 100 a R$ 500. As investigações duraram um mês.

Entre terça-feira (26) e quarta-feira (27), os policiais apreenderam comprovantes fiscais, boletos bancários e computadores. Para a polícia, tudo era usado pelos golpistas.

O material foi apreendido em sete empresas suspeitas, que funcionavam em salas comerciais no Centro e na Zona Leste de São Paulo.

Segundo a investigação, eram dois golpes. Em um deles, a quadrilha convencia a vítima a enviar um fax preenchido e assinado para os golpistas autorizando a divulgação gratuita da empresa em uma suposta lista telefônica. Mas na verdade, a vítima autorizava a cobrança de várias taxas.

No outro golpe, a quadrilha enviava boletos de cobrança aos pequenos empresários. “Eles enviavam o boleto à empresa, como se fossem uma associação comercial, e muitas das empresas pagavam pensando que se tratassem de associações oficiais”, explicou o delegado Paulo Roberto Robles.

As empresas que aplicavam golpes distribuíam manuais para os funcionários. Neles, estavam as perguntas mais comuns feitas pelas vítimas e também as respostas para enganá-las. São 18 questões que ensinam os funcionários a aplicar o golpe. Em um trecho, eles são orientados a dizer para as vítimas que a contribuição empresarial pedida seria voluntária.

“Pedimos que as firmas confirmem se trata-se de uma associação oficial, registrada no Ministério do Trabalho”, disse o delegado. Vinte pessoas que trabalhavam para as empresas foram ouvidas e liberadas. A polícia investiga agora quem são os responsáveis pelos golpes.

Fonte G1

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.