Idosa Anália de 103 anos morre depois de esperar 5 dias por vaga em UTI de Salvador

junho 18, 2009 | Acidentes, Bahia, Brasil, Comportamento, Polícia, Saúde, Saúde Pública

Foto-Idosa-103-morre-esperando-vaga-uti-salvador

Ela precisava de vaga para tratamento de problemas respiratórios.
Paciente foi transferida para hospital de Salvador e não resistiu.

A idosa de 103 anos que ficou cinco dias esperando vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Presidente Tancredo Neves (BA) morreu na madrugada desta quinta-feira (13). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a ex-cozinheira Anália Rodrigues de Jesus morreu em consequência de embolia pulmonar e pneumonia.

Anália morava com a filha, de 68 anos, e recebeu os primeiros cuidados antes de deixar sua casa. Quando chegou ao Centro de Saúde Dr. Rodrigo Argolo, a paciente foi acomodada em uma maca de 40 centímetros de largura, dentro de uma sala de reanimação. Ela precisava de uma vaga na UTI para tratamento de problemas respiratórios.

A chefe administrativa do posto, Adriana Barreto, disse que o local deveria servir apenas para atendimento de urgência. O centro de saúde informou que, desde o dia do internamento, fez contatos diários com a Central de Regulação de Leitos da secretaria. Ela foi transferida na noite de terça-feira (16), para Hospital Octávio Mangabeira, em Salvador, mas não resistiu.

A paciente, natural de Itapetinga (a 580 km de Salvador), vivia há oito anos com a filha em uma pequena casa da Travessa Canuto, em Mata Escura.

Fonte: G1

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.