Inmetro anunciou novo padrão de plugues e tomadas elétricas residenciais

novembro 30, 2009 | Brasil, Foto, Padrão, Tecnologia, TV

Fotos-Imagens-Tomada-eletricas-residenciais-de-3-pino-novo-padrao-do-inmetro-pluguesO Inmetro anunciou em diversos veículos a nova padronização brasileira para as tomadas e plugues elétricos de nossas casas. Entram em vigor até 2010, os 2 formatos diferentes, com dois (bipolar) e três pinos (bipolar com aterramento), em substituição gradativa aos mais de 10 formatos de tomadas residenciais existentes no mercado nacional.

A Resolução No. 11 do Conmetro – Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – anunciada em dezembro de 2006, ratifica a exigência da norma regulamentadora ABNT NBR 14136:2002, da obrigatoriedade da certificação definida pelo Inmetro e estabelece os prazos necessários para que os fabricantes de plugues e tomadas elétricas se adequem às normas.

Como mudanças grandes exigem cuidados ainda maiores e no Brasil as coisas andam muito vagarosamente, o padrão que teve sua redação alterada em 2002 só será definitivamente implementado em 2010, último prazo para que formatos incoerentes sejam comercializados. Os usuários não possuem data para adequação, mas o próprio mercado fará com que o consumidor adeque suas residências, pois à partir de 2010 não serão mais encontrados aparelhos com plugues fora do padrão estabelecido à venda no mercado brasileiro.

O QUE MUDA

A nova regra estabelece que os plugues sejam padronizados em dois modelos: pino redondo com 2 terminais e pino redondo com 3 terminais, sendo 1 terminal terra. O encaixe do plugue deverá ter o formato hexagonal e as tomadas onde o encaixe será feito terão um baixo relevo de 8 a 12 milímetros de profundidade, criando uma espécie de buraco onde o plugue ficará acomodado, evitando folgas e exposição dos terminais metálicos e consequentemente diminuindo riscos de choques elétricos – uma das principais preocupações do novo formato.

Os pinos chatos deixam de existir com o novo padrão, permanecendo apenas os terminais redondos. Também será proibida a fabricação dos benjamins (comumente chamados de “T” por conta do formato), pois serão substituídos por soluções mais seguras e com limites de ligações encadeadas que a rede elétrica possa suportar. Isso evitará a sobrecarga de um único ponto da rede elétrica, exigindo mais planejamento nas instalações.

O FIO TERRA

No ano de 2006, o Presidente Lula regulamentou uma lei que obriga que todas as construções possuam rede de aterramento em suas instalações elétricas. A norma regulamentadora de tomadas e plugues também determina que alguns eletrodomésticos sejam fabricados seguindo o padrão de 3 pinos, entre eles a geladeira, lavadora e secadora de roupas, por conta de seu alto consumo de energia. O plugue com 2 terminais continuará sendo utilizado pela maioria dos aparelhos.

ADEQUAÇÃO DAS RESIDÊNCIAS

O padrão NBR 14136 foi feito com base em estudos nacionais e internacionais, levando em conta uma série de fatores, incluindo-se o fator compatibilidade. É sabido que a grande maioria da população brasileira terá dificuldades em adequar sua rede elétrica residencial por falta de recursos financeiros ideais.

Com o lançamento dos padrões, a grande maioria dos aparelhos utilizados em uma residência, continuará no padrão 2 pinos e o mesmo é 100% compatível com a maioria das tomadas elétricas existentes nas residências brasileiras. Isso reduzirá drasticamente a necessidade da troca de tomadas para aquisição de bens como ventiladores, liquidificadores ou ferros de passar – aparelhos mais baratos e com vida útil reduzida – e reduzindo a obrigatoriedade para aparelhos com alto consumo como geladeiras e máquinas de lavar roupa, que possuem uma vida útil longa e não estão acessíveis à população de baixa renda.

Fonte Tecnocracia

Comentários (3)

 

  1. Sandra disse:

    Adquiri uma cafeteira Philips modelo RI7546 110V, em 15/06/2011. Já possuo todas as tomadas de padronização Brasileira(3pinos)em minha residência. Para minha surpresa a tomada da cafeiteira não se encaixou. Liguei para o 0800 701 0203(CIC- Centro de Informações ao Consumidor)e fui orientada a comprar um adaptador da marca DANEVA 4,8 mm e 10 a 15 amperes, que era o padrão informado pelo inmetro. Isso procede? Agradecida.

  2. Alfredo Alencastro disse:

    Milhões de lares brasileiros ainda possuem o padrão anterior. Seria de bom senso, por parte do Inmetro, possibilitar à indústria a produção de soluções para atender à esses usuários que, com certeza, estão sendo penalizados por não terem dinheiro para realizar a troca de imediato. A minha proposta é de que se colocasse à venda no mercado para o usuário final, uma extensão unindo os dois padrões, pois, os atuais estabilizadores, por exemplo, que já estão sendo vendidos já com o novo padrão e os equipamentos adquiridos antes da normas do Inmetro e que ainda funcionam, e com toda certeza não serão trocados por agora, possam os seus usuários, não tomarem choque por puro capricho do Inmetro.
    Alfredo Alencastro

  3. Rodrigo disse:

    GTCAB Acabamentos Elétricos – http://www.gtcab.com.br . Choques elétricos nunca mais! Plugues e tomadas norma NBR 14136. Todas as tomadas, plugues, acessórios, benjamins, disjuntores, extensões, interruptores, placas, plugues, prolongadores, sensores, suportes podem ser adquiridos com maior comodidade através da loja virtual da GTCAB Acabamentos Elétricos em http://www.gtcab.com.br ! Entregamos em todo o Brasil.

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.