Investidores estrangeiros – Cofundador do Skype e KaZaa traz fundo de investimento ao Brasil

Maio 17, 2012 | América do Sul, Brasil, Empresas, Internet, Mundo

Niklas Zennström quer investir em companhias brasileiras.
Executivo anunciou início das operações do Atomico no país.

Niklas Zennström, que ajudou a fundar o KaZaA e o Skype, anunciou na última terça-feira (15) o início das operações de seu fundo de investimentos, o Atomico, no Brasil. Zennström fundou o Atomico em 2006 e conta que agora quer investir em empresas brasileiras.

“Em 2002, quando fundamos o Skype, era muito difícil arrecadar dinheiro e tínhamos que convencer os investidores. Agora esse poder está com o empreendedor, que precisa aceitar deixar o investidor fazer parte de sua empresa”, disse o executivo, durante o BrNewTech, evento sobre empreendedorismo realizado em São Paulo nesta quarta-feira (16).

“Hoje as companhias precisam de muito menos capital pra começar e mais capital está disponível”, explicou o executivo.

Zennström falou sobre as razões de ter fundado o Atomico em 2006. “Eu via uma grande necessidade de empreendedores que haviam virado investidores e comecei a receber e-mails de pessoas de empresas, pedindo investimento”, lembra.

Agora, diz ele, o fundo vê uma oportunidade no Brasil. “O Brasil é um mercado muito grande e está crescendo, mas em algumas coisas de pagamentos e logística a situação ainda precisa melhorar”, disse. “Aqui existem mais empreendedores do que em muitos países europeus. Vocês têm muito talento aqui.”

O executivo disse que tem uma grande vantagem por já ter tido uma empresa que teve sucesso mundial, o Skype. “O Skype cresceu muito desde sua fundação. Queríamos construir uma companhia que durasse e a palavra ‘Skype’ acabou virando sinônimo de telefonia”, contou, durante sua exposição. O Skype foi comprado duas vezes, pelo Ebay e pela Microsoft.

No Brasil, o Atomico será comandado por Carlos Pires e Albuquerque e Haroldo Korte. A companhia já investiu em duas empresas brasileiras: a Connect Parts, que faz comércio eletrônico de partes de automóveis, e a Bebê Store, que faz comércio eletrônico de produtos para bebês.

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.