José Alencar passa por nova cirurgia em São Paulo

julho 9, 2009 | Política, Saúde, TV, YouTube

Foto do Vice Presidente José Alencar saindo do hospitalComeçou por volta das 13h10 desta quinta-feira (9) a cirurgia do vice-presidente José Alencar, que está sendo realizada no Hospital Sírio Libanês, de acordo com informações da TV Globo.

.

Alencar, que é presidente em exercício enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estiver na Europa, passa pela intervenção para desobstruir uma das alças do intestino delgado, segundo informações da TV Globo.

.

Mais cedo, o médico Roberto Kalil Filho, da equipe responsável pelos cuidados ao vice-presidente, disse que, ao ser encaminado ao centro cirúrgico do hospital, a avaliação dos médicos sobre o estado de Alencar era positivo. “Ele está bem, está bem”.

Assista matéria

Boletim médico

Na tarde desta quinta, o hospital Sírio Libanês divulgou o primeiro boletim do dia sobre o estado de saúde do vice-presidente. Em comunicado, assinado pelos médicos Antonio Carlos Onofre de Lira e Riad Younes, o hospital informa que “após avaliar a evolução do caso, as equipes que tratam o paciente decidiram que a melhor conduta seria cirúrgica”.

O boletim informa ainda que o vice-presidente tem realizado exames e tratamento conservador desde que foi internado na quarta, com quadro de “suboclusão intestinal”.

Ainda de acordo com o boletim, os médicos Raul Cutait e Ademar Lopes realizam a cirurgia. Veja o boletim na íntegra:

“BOLETIM MÉDICO 09/07/09 13h30

Vice-Presidente da República, José Alencar, internou-se no dia 8 de julho, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com quadro de suboclusão intestinal, tendo realizado exames e tratamento conservador até hoje (09/07).

Após avaliar a evolução do caso, as equipes que tratam o paciente decidiram que a melhor conduta seria cirúrgica.

O Vice-Presidente será submetido ao procedimento, na tarde de hoje, e o mesmo será conduzido pelo Prof. Dr. Raul Cutait e Prof. Dr. Ademar Lopes.

As equipes que assistem ao Vice-Presidente são coordenadas pelos professores doutores Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff e Raul Cutait.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira Dr. Riad Younes

Diretor Técnico Diretor Clínico”

A operação

Ainda de acordo com a TV Globo, os médicos que operam Alencar, Raul Cutait e Ademar Lopes, vão aproveitar a cirurgia para checar o estado de tumor que está espalhado no abdome de Alencar. Se houver possibilidade, eles vão tirar uma parte do tumor.

A cirurgia, no entanto, não deve ser prolongada. Os médicos vão checar também se o tratamento que Alencar faz nos Estados Unidos, com um medicamento alternativo, está dando resultado.

Também de acordo com a TV Globo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está na Itália para a reunião do G8, foi avisado sobre a cirurgia assim que a decisão foi tomada.

Decisão

A opção pela intervenção cirúrgica foi definida depois de uma reunião da equipe médica do Brasil em comunicação com a equipe de médicos de Houston (EUA), onde Alencar passa por tratamento alternativo, e com a família.

Internações

O problema apareceu na sexta-feira quando, após sentir dores abdominais, Alencar viajou às pressas de Brasília a São Paulo e passou o fim de semana internado no Hospital Sírio Libanês, de onde teve alta na segunda-feira.

Na quarta-feira à tarde, Alencar retornou ao hospital Sìrio Libanês sentindo fortes dores abdominais; recebeu medicação por soro, mas como não houve melhora a indicação é uma intervenção cirútgica.

Segundo informações da Globo News, a decisão sobre a cirurgia foi difícil, porque o vice-presidente tem 77 anos , já passou por 13 cirurgias e tem 18 pequenos tumores espalhados pelo abdomen.

Na quarta-feira, ele conversou com os jornalistas e explicou que estava voltando para o hospital porque sentia muitas dores.

Causas da dor

O câncer, um sarcoma, voltou há dois meses e está espalhado em 18 pequenos tumores no abdomen, segundo informou o JN.

José Alencar está tomando um novo medicamento, ainda experimental, desenvolvido nos EUA. Mas ainda não se sabe se o tratamento está dando o resultado esperado.


Deu no G1

Biografia de José Alencar

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.