Medicina – Telas de LCD podem se transformar em remédio

julho 22, 2009 | Medicina, Mundo, Tecnologia, TV

Fotos-Telas-de-LCD-transformadas-em-remedioO composto presente nos monitores pode ser aplicado em diferentes áreas da medicina, como auxiliar na regeneração do tecido humano

Cientistas da Universidade de York, na Inglaterra, encontraram uma nova função para os monitores LCD (telas de cristal líquido), principalmente para aqueles que serão descartados.

De acordo com uma reportagem do DailyTech, os pesquisadores da universidade afirmam que o composto chamado PVA (polivinil álcool), um polímero não poluente encontrado na tela, pode ser aplicado em diferentes áreas da medicina, desde a regeneração de tecidos a material de apoio para imobilização de enzimas e até cápsulas para pílulas.

Porém, para chegar a essa substância, os cientistas afirmam que é importante que o PVA das telas de LCD seja aquecido na água, em um forno de microondas, e lavado em etanol. Sua vantagem é não produzir qualquer resposta do sistema imunológico em humanos, sendo perfeito para o uso em biomedicina.

“Com 2,5 bilhões de telas de cristal líquido prestes a chegar ao final de suas vidas e com a popularização dos televisores de LCD entre os consumidores, esta é uma ótima oportunidade para controlar esse tipo de desperdício”, afirmou o professor James Clark, diretor do Centro de Excelência Química Verde de York. “É importante encontrarmos maneiras de reciclar o maior número de elementos possíveis do LCD, para que não tenhamos que queimá-los ou enterrá-los.”

Fonte: Época Negócios

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.