Polícia Militar – Concurso Público para PM barra candidatos com piercings e tatuagens

junho 5, 2009 | Brasil, Polícia

policia-concurso-publico-pmHá ainda limite de idade e altura mínima para ingresso na Polícia Militar.
Corporações do DF, MG, SC e SP somam 5 mil vagas de oficial e soldado

Os concursos públicos para ingresso na Polícia Militar trazem uma série de exigências que podem eliminar interessados em fazer carreira na corporação.

Candidatos com tatuagens em locais visíveis, piercings ou com altura inferior à determinada, podem ser barrados nos exames médicos, mesmo após tendo passado pelas outras etapas do processo seletivo.

Na PM do Distrito Federal, que tem edital publicado para curso de formação de oficial, o edital prevê impedimento para candidatos com dentes cariados, aqueles que não têm 24 dentes, que tenham cicatrizes deformantes que comprometam a estética ou função e “tatuagem obscena ou ofensiva à saúde, à moralidade, aos bons costumes”.

Candidatos com calosidade ou pé torto também podem ser barrados no exame médico.

De acordo com o capitão Alexandre Henrique Garcia Viana, da seção de recrutamento e seleção da PM do DF, no caso das cicatrizes, por exemplo, só são barrados no caso de impedir o movimento.

“Tudo é avaliado para que o candidato consiga desempenhar sua função adequadamente. No caso de varizes, por exemplo, alguém que tenha problemas sérios e não possa ficar em pé muito tempo, não pode ser policial. A calosidade é outro exemplo. O policial precisa ficar de coturno, se o candidato não puder usar sapato fechado, pode ser reprovado”, afirmou capitão Garcia, como é conhecido na corporação.

Em Santa Catarina, que tem concurso com inscrições abertas para oficial, quem tem piercing será considerado “inapto” para entrar na PM, destaca o edital. A corporação impede ainda tatuagens e cicatrizes “extensas, deformantes, aderentes ou antiestéticas”.

De acordo com major Viston Texeira, chefe do centro de seleção – ingresso e estudo de pessoal da PM de Santa Catarina, caso o candidato tenha tido piercing e o retire, ele se torna apto a participar da seleção. “Temos casos de jovens que colocam 10, 12 piercing. Dessa forma, o policial vai ter dificuldades para se colocar como autoridade.”

O major informou, porém, que as tatuagens são permitidas, quando em locais mais escondidos. “Mas se tiver em qualquer parte do corpo tatuagem que fizer apologia ao crime, não pode. Imagina um policial com tatuagem de caveira, isso tira a credibilidade”, afirmou o major.

Uma decisão da 5ª Vara da Fazenda Pública de SP, de agosto do ano passado, no entanto, ficou do lado de um candidato a policial que tinha sido excluído por ter uma tatuagem. A Justiça permitiu que ele continuasse no processo seletivo.

Ingresso na carreira

As corporações em cada estado definem suas regras para ingresso na carreira.

É possível entrar como soldado, cargo que em alguns locais exige nível médio e em outros nível superior; e oficial, cargo que na maioria dos locais exige nível superior em direito.

Entrando como oficial, o policial pode chegar ao topo da hierarquia da PM, no cargo de coronel, salário de cerca de R$ 16 mil bruto. Se entrar como soldado, ele somente chegará a ser major, cujo salário é de cerca de R$ 9 mil bruto.

Atualmente, as corporações do DF, MG, SC e SP somam 5 mil vagas de oficial e soldado.

Fonte: G1

Comentários (67)

 

  1. justino disse:

    tenho uma cicatriz no pescoço, de 5 cem retirei um nodulo benigno em 2008 não tomo nem um tipo de remédio gostaria de saber se isso pode mim prejudicar ?

  2. leticia disse:

    oi, pretendo ingressar na policia milita mas tenho uma tatuagen pequena de um coração com uma flecha e um laço que simboliza amor, ela é super pequena fica no braço ate camisa de meia manga cobre ela, será que dá pra mim fazer o concurso da pm? ela é pequena

  3. adriana ferreira disse:

    tenho uma cicatriz hipertrofica no braço devido a uma cirurgia que fiz a muitos anos ,nao compromete em nada em mihas funçoes motoros somente a cicatriz ,tenho chance de entrar na pm????

  4. marcelo candido disse:

    Perguntando…prestei concurso para pm sp em 2011, passei em todas as etapas exeto na ultima. Seria idade…na data da psse estava com 31 anos, mas quando fiz a inscriço contava ainda com 29 anos mas a demora acabou me prejudicando, entrei com um processo pedindo antecipaçao de tutela, o juiz negou meu pedido alegando que corre risco de irrevesibilidade do provimento…..o processo ta correndo, sera que ja perdi a causa ???

  5. clayton disse:

    eu tenho uma tatuagem que pega um poco no peito e vai ate o braço é uma flor de lotus com uma caveira para mim não é nada mais de que um desenho,arte etc. estou estudando muito para entrar na policia militar ou guarda civil si caso eu for barrado com certeza eu vou entrar com um MANDADO DE SEGURANÇA …esse é meu sonho e nunca vou desistir ………

    • Fagner disse:

      Tbm tenho uma flor de perroni no peito puxando para o braço uma karpa,vou prestar para policia militar e guarda civil caso eu não passei tbm entrarei com Mandato de Segurança em Sp.

      • Luiz disse:

        Fagner ai conseguiu entrar na policia mesmo com a tatuagem??

        Pergunto pq tenho uma no braço mais acho que ela apareceu um pouco com uniforme.. mais ja fui reprovado uma vez no psicologico mais na epoca nao tinha tatuagem ainda.. ai desisti.. mais quero tentar novamente..

    • Luiz disse:

      Clayton conseguiu ingressar na policia mesmo com a tatuagem ou reprovou??

      Eu tenho uma gostaria de saber com pessoas que ja passou pelo mesmo.. agradeço desde já..

  6. JamesCastro disse:

    Tenho uma tatoo nos dedos, meu nome, sera qe serei reprovado?

  7. willham disse:

    desde quando um soldado pode chegar a major? nunca.
    chega no maximo a subtenete no topo de carreira de praça. só se chega a major sendo oficial da PM.

  8. Arthur disse:

    Tenho um tatuagem que pega 2 dedos a cima do meu antebraço esquerdo e tenho um nome de minha mae escrito nas costas…
    Queria saber se eu posso escrever no concursso da pmmg?
    att.Arthur
    aguardado resposta.

  9. Mayara de Freitas disse:

    Tenho uma cicatriz ao lado da sombrancelha de um acidente, posso ser reprovada??? E também tenho a falta de alguns dentes, será que posso ser reprovada por isso???

  10. Jeferson ferreira dos santos disse:

    Tenho uma estrela no ante braço mas ela esta apagada nem aparece nem da pra ver direito isso pod me impedir d entrar na pm sp ?

  11. LETICIA MILENA CHAVES DE MENDONÇA AMRAL disse:

    TENHO UMA PEQUENA TATUAGEM DE UMA LUA COM TRES ESTRELINHAS UM POUCO ABAIXO DA MINHA ORELHA,E O NOME DA MINHA FILHA NAS COSTAS,MAS QUANDO VISTO QUALQUER ROUPA TAMPA!
    E TENHO UMA CICATRIZ REFERENTE A UMA ABDOMINAPLASTIA!GOSTARIA SE ISTO ME EMPEDE DE ENTRAR NA CORPORAÇÃO?OBRIGADA

  12. elder sena pereira disse:

    quebrei minha perna esquerda,mas meus movimentos estão todos normais.posso se tornar policial.é meu sonho se tornar policial.posso ou não posso????

  13. William disse:

    Todos temos sonhos… O meu era ser um Policial Militar, assim como meu pai e tio! Passei em todas as fases, exceto na investigação social! Na fase em que menos esperava, pois tenho ando com boa companhias, não tenho BO contra mim, não devo dinheiro para banco ou qualquer outra divida que esteja na justiça, nunca fui mandado embora por justa causa, nunca tive brigas em ambientes de trabalho ou escolar, onde estudei nunca fui expulso ou suspenso se quer. Eu pensava que não, mas um mal vizinho, que também e mal exemplo de família e pra sociedade, mentiu sobre mim e disse barbaridade sobre a minha pessoa! Recebi uma carta dizendo que não tenho boas condutas! O caso está na justiça, e eu vou ganhar, pois eles não terão provas nenhuma sobre mim! Agora não é mais meu sonho com toda sinceridade, agora é questão de honra! Vou lutar até o fim, conquistar minha vaga e procurar algo pra melhor pra mim! É revoltante ver o tanto de bandidos que ta na polícia Militar do Estado de São Paulo! DEUS é justo!

  14. lucineia moreira silva disse:

    meu comentario não é sobre tatuagens,mas sobre visão meu filho passou em todas as fases do concurso de oficiais da policia militar do parana,isso com apenas 18 anos,porém quando iriam publicar o edital com o resultado final,houve um pedido de anulidade do exame pscicologico e oftalmologico,e todos os canditados aprovados tiveram que refazer os exames,mas infelizmente neste reexame meu filho reprovou, entramos com recurso administrativo que foi negado,agora estamos com um advogado tentando uma liminar,ele tem 20\30 de visão ou seja 0.5 de miopia.ele está arrasado pois ele já estava aprovado se não fosse esse reexame de vista,alguem pode me responder se ele tm chances de ganhar essa liminar?lu.ci********@hotmail.com

  15. Edipo disse:

    Oi fiz uma cirurgia no coração quando eu tinha 2 anos e meu sonho e entrar na pm teria chance pois minhas condições de saúde e perfeita obrigado . Aguardo resposta

  16. Douglas disse:

    tenho cicatrizes na perna esquerda devido a um acidente de moto, mais meu medico falo que posso faze qualquer atividade sera que consigo entra na PM.é meu sonho ser bombeiro

  17. Eduardo disse:

    Olá gostaria muito de saber se tenho chance no concurso da pm 2012 pois possuo tatuagem (Carpa) braço pegando ombro lado direito e tb tenho cicatriz perna canela esquerda devido assidante de moto sera que tenho chance de passar grato.

  18. inacio disse:

    tenho duas tatuagem uma nas costa e outra pra cima do braço naum apareçe quando uso uma camisa a tatuagem das costa é um dragão sera que atrapalha ao entar na pm ?????????????me responda por favor

  19. Maxson disse:

    Bom, eu fiz uma cirurgia de varizes, pois quando era criança sofri uma bolada e rebentou a mesma, nunca tive problemas com as tais, mesmo porquê sempre usei coturno e isto nunca me incomodou, mais agora que fiz a cirurgia, será que isto pode me barrar no concurso, lembrando que ainda uso coturno e não sinto desconforto algum, podendo ficar em pé o dia inteiro..

  20. Adam disse:

    Um monte de policial com braço fechado de tatuagen também não dá certo né…..

    Pergunta:
    uma tatuagen do símbolo da rota pode me eliminar na seleção?

  21. marcelo disse:

    No caso do concursando possuir tatuagem, e for desclassificado quando da realização do exame médico, deverá ingressar com recurso administrativo, e ao mesmo tempo com mandado de segurança perante a vara da fazenda pública.
    Qualquer dúvida postem um comentário ou me mandem um e-mail que, eu as esclareço.
    Marcelo
    mad*******@yahoo.com.br

    • vitoria disse:

      Se um cadidato tiver uma tatuagem no pulso e fizer a primeira sessão de remoção de tatuagem e provar para o médico que ira removê-la, mesmo assim ele pode ser eleminado por conta disso?

  22. Anonimo disse:

    somos dois então Fabio, acabei de fazer o exame médico da PMSC e acho que me negativaram por ter uma tatuagem (grande) na canela. Perderam um dos melhores soldados de operações especiais que Florianópolis já viu… Brasil, um país de poucos…

  23. cleber disse:

    me ajude estou com uma duvida enorme….
    tenho uma tatto no antebraço os nomes da minhas 2 filhas , se eu entrar com um mandato alegando que irei retirar as ta tatto a laser, terei alguma chance ???
    me passa seu email

    obrigado

  24. diwene disse:

    pelo amor de Deus alguém me ajude.Tenho uma cicatriz de 5cm na região ventral devido uma cirurgia para retirada de um cisto,mas esta segundo avaliação médica não me impossibilita de realizar qualquer exercício fisico,preciso saber se ela vai me impedir de entrar na pm-pa caso eu passe no concurso que será realizado ainda esse ano?Preciso da resposta urgente,pois se não tiver problemas prentendo pagar professor particular,além do cursinho que faço para aumentar minhas chances de conseguir uma das vagas.

  25. andreza disse:

    gostaria de saber se eu posso entrar pra policia militar.pois eu tenho uma tatuagem no braço .umatato escrita ramon o nome do meu noivo.gostariade saber se memso com essa tato eu posoo entrar na policia militar?obrigado

    • Marcelo disse:

      Quando se tem tatuagem, no concurso da PM/SP, na fase de exames médicos, o concursando é considerado inapto.
      P/ continuar no concurso, deve o mesmo, impetrar mandado de segurança com pedido de liminar.
      Essa Semana, consegui 3 liminares.
      Qualquer dúvida, é só perguntar.
      Marcelo
      madj******@yahoo.com.br

      • andre disse:

        tenho um amigo nestas condicoes o que deve fazer o prazo do recurso e amanha.

      • diego farias disse:

        bom dia marcelo tudo bem..
        tenho tatuagem nao aparente com roupa de educação fisica e nem mesmo aparente com roupa de patrulhamento,, fui reprovado, preciso andar com mandado de segura~ça. me instrua por favor, como faço,,

        abraços

      • Margaret Gerbi de Almeida disse:

        Vou prestar o concurso para oficial do barro branco,mas tenho duas tatuagens,uma na coxa e uma na canela a da canela e pequena,se colocar uma meia de cano longo cobre a tatuagem.Será que serei reprovada por causa das tatuagens?
        me responda por favor..OBRIGADA
        MARGARET.

      • Luiz disse:

        Marcelo você que tem experiência, tenho uma tatuagem maori.. que começa no ombro quase ate cotovelo mais não é fechada será que vão me reprovar no concurso já fui reprovado uma vez no psicológico mais na época não tinha tatuagem ainda.. agradeço

    • marcelo disse:

      No caso do concursando possuir tatuagem, e for desclassificado quando da realização do exame médico, deverá ingressar com recurso administrativo, e ao mesmo tempo com mandado de segurança perante a vara da fazenda pública.
      Qualquer dúvida postem um comentário ou me mandem um e-mail que, eu as esclareço.
      Marcelo
      madje*****@yahoo.com.br

    • capitão silveira g disse:

      não ,pode ter nenhuma tatto asim como vc falou

  26. Jamerson disse:

    tenho um tubarão martelo no braço quando visto a camisa nao da para ver a tatuagem, isso impede de entrar na PM ?

  27. renata dos santos disse:

    olá! tenho uma tatuagem media nos pés, passei no concurso da pmrj e vou ser chamada na proxima semana para os exames, será q essa tatuagem irá me atrapalhar? obrigada

    • mario cesar disse:

      da uma olhadinha o site da pmerj tem a opção dicas la fala onde pode ter tatuagem ou não, ou seja as partes do corpo que pode.
      abraços boa sorte.

    • ma disse:

      Quando se tem tatuagem, no concurso da PM/SP, na fase de exames médicos, o concursando é considerado inapto.
      P/ continuar no concurso, deve o mesmo, impetrar mandado de segurança com pedido de liminar.

      Qualquer dúvida, é só perguntar.
      Marcelo

  28. rogerio luiz disse:

    boa noite
    eu tenho uma tatoo nas minhas costas escrito vida loka mais eu quero muito entra na policia militar eu posso entra ?

    • mike disse:

      esquece vc nao tatoo vida loka , nao estou te julgando mas quem tem essa tatoo e facsao po eu tambem to nessa so que eu tenho no braço e passei to na investigaçao social mas boa sorte

  29. diogo disse:

    oi e gostaria de saber eu tenho uma tatuagem na sintura pequena eu tenho uma carpa na sintura a akgum probrema pra mim entrar na policia militar?gostaria de saber obrigado.

  30. Danilo disse:

    “Imagina um policial com tatuagem de caveira, isso tira a credibilidade”, afirmou o major.

    Ta, mas o BOPE da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro ostenta a em seu brasão a caveira, assim como os policiais do Estado de São Paulo que participam do curso de Operações Especiais também. Qual a diferença pratica? Isso chega a ser ridiculo.

  31. raiany disse:

    ola eu tenho 13 anos e meu sonho e ser policial,mais tenho um piercing no nariz qro servir a pm de minas gerais,masi seraq por causa desse piercing,eu vou ter que desistir do meu sonho?ou eu posso servir a pm assim msm?

  32. Hebert disse:

    ola tenhu uma tatto nas costas artistica é um dragao isso me impede de passar para entrar na policia?

  33. André disse:

    Tenho 2 tatuagens uma na cintura a cueca tampa é um trevo de 4 folhas e a outra na frente da canela é meu sobre-nome queria saber se posso ser barrado no concurso da PM de São Paulo se alguém tiver essa informação me ajudem porque tenho que me inscrever, obrigado.
    André.

    • ma disse:

      Quando se tem tatuagem, no concurso da PM/SP, na fase de exames médicos, o concursando é considerado inapto.
      P/ continuar no concurso, deve o mesmo, impetrar mandado de segurança com pedido de liminar.
      Essa Semana, consegui 3 liminares.
      Qualquer dúvida, é só perguntar.
      Marcelo

  34. RICARDO disse:

    OLA TENHO UMA TATUAGEM NO BRAÇO E FUI BARRADO NO CONCURSO MAS ENTREI COM MANDADO DE SEGURANÇA E GANHEI A CAUSA ESTOU NA PM DE SP INCLUSIVE NA FORÇA TATICA A 3 ANOS.E NAO FUI DE FORMA NENHUMA DISCRIMINADO DEPOIS DE TOMAR POSSE NA FUNÇÃO DE SOLDADO.O QUE FALTA É INFORMAÇÃO PARA OS CANDIDATOS REPROVADOS.MAS MUITOS QUE VI ENTRAR NA CORPORAÇÃO SEM O MESMO CAMINHO QUE O MEU, MESMO TENDO TATUAGENS.VAI MUITO DE QUEM FAZ A AVALIAÇÃO POIS NAO SE OLHA O TIPO DA TATUAGEM E SIM SE POSSUI NAO É FEITO UMA AVALIAÇÃO DE MORAL OU BOM COSTUME. MESMO QUE A TATUAGEM SEJA NO PÉ ONDE A MEIA ESCONDE VOÇE É REPROVADO.MAS BOA SORTE PARA AQUELES QUE TEM INTERESSE EM ENTRAR NA CORPORAÇÃO ESTOU LÁ E MUITO FELIZ POIS ESTOU REALIZANDO MEU SONHO.UM ABRAÇO AOS CANDIDATOS

    • André disse:

      Olá, tudo bem Ricardo?
      Eu li seu comentário no site sobre tatuagens, se pode ou
      não ingressar na corporação, meu caso é parecido com o do senhor, quero me inscrever para esse concurso que abriu para a PM de SP, mais tenho tatuagens 2 mais de forma alguma agridem aos bons constumes. Se o senhor puder me ajudar ja que o senhor tem melhor assesso a informação de que preciso o prazo ta no fim preciso me inscrever, mais queria ter certeza, eu tenho um trevo de 4 folhas na cintura a cueca tampa, e meu sobre-nome na frente de canela, queria saber se posso ser barrado por isso ou posso me inscrever sem medo de ser em vão.
      Se o senhor conseguir a informação me manda por e-mail por favor preciso saber fico aguardando.
      Muito obrigado André.

    • MARCOS disse:

      E DIFICIL ENTRA P PM

    • raffa disse:

      Amigo!! Mas a sua tatuagem era pequena ou não, eu tenho uma pequena no braço será que posso ser reprovado;;;obrigado aguardo respostas!!!!!

  35. cristiane oliveira dasceno disse:

    eu tenho 14 anos falta 4 anos pra mim termina meus estudos,tenho uma tatuagem nas constas e um piercing no hibigo mais não vou desistir do meu sonho vou fazer oque for preciso pra mim servir a pm por que eu acho que só por que eu tenho uma tatuagem não posso servir a pm, tudo que eu quero nessa vida é servir a pm ou ser promotora quem deseja muito uma coisa tem que ter forsa de vontade[um dia eu chego aonde eu quero chegar]

  36. lucas rutilio disse:

    desenho no corpo naum define o que uma pessoa é ou deixa de ser.o que vale e o que realmente somos nossa perssonalidade, ja tive varius amigo barrados por gostareme admirarem uma arte, a da tatuagem. o que isso influencia na vida de alguem? dai que se começa a descriminação…tenho desenhos musicais nas costas e no dia que barrado por conta deles ntro com uma queixa por descriminação….

  37. fabio francisco da silva macedo disse:

    meu comentário é também uma pergunta quantos rapazes com tatuagens não tem o sonho de entra para rota ou para tática meu sonho e desejo é fazer parte da rota não posso porque tenho duas tatuagens no braço que me impede sendo que nem são apologias de nada meu sonho foi destruído por causa de uma cabeçada que dei no passado ainda dizem que o brasil é um pais de todos que dá oportunidade quem é besta acredita o brasil é tão violento porque nosso magistrados e governantes discriminam as pessoas com tatuagens sendo que o desenho não faz mal a ninguém se eu tivesse uma chance de terminar meus estudos e entrar para rota lampião ou cabo bruno iria ficar no passado vcs iam conhecer a ira de quem não gosta mesmo de ladrao mais meu sonho foi morto por um desenho (brasil um pais de todos )

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.