Benefícios aos portadores de deficiência – Veja como e quem tem direito ao desconto na compra do carro

novembro 25, 2009 | Acidentes, Automobilismo, Brasil, Carro, Economia, Impostos, São Paulo, Trânsito


Portadores de deficiência têm direito a descontos na hora de comprar um carro; o problema é a burocracia. Além de precisar reunir muitos documentos, a dificuldade de conseguir informações torna o acesso a esse benefício ainda mais complicado. Para tentar facilitar o procedimento, reunimos, aqui, algumas informações. Confira:

QUEM TEM DIREITO AO DESCONTO NA COMPRA DO CARRO?

Existem dois grupos de deficientes que têm direito ao desconto. O primeiro, classificado como “Condutores”, permite que o solicitante (mesmo com seu problema de saúde) dirija o carro. Estas pessoas, quando compram um veículo, são isentas das seguintes taxas: IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação), IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e liberação do rodízio na cidade de São Paulo.

O outro grupo, chamado de “Não-Condutores”, permite que terceiros (indicação de no máximo 3 motoristas) possam dirigir o automóvel, já que a deficiência impede essa tarefa. Neste caso, os deficientes só conseguem a isenção do IPI e a liberação do rodízio da capital paulista.

QUE TIPOS DE DEFICIÊNCIAS TÊM DIREITO AS ISENÇÕES?

Veja matéria completa sobre Isenção na compra do carro no blog Carros e Motores

Comentários (2)

 

  1. maria aparecida rosa disse:

    Bom dia!!

    Possuo lesao osteocondral grave nos dois joelhos onde já fiz duas cirurgias , mas devido a artrosse tenho dificuldades em movimentar o joelho. E tambem fiz cirurgia de turno do carpo. Gostarian de saber se tenho direito no desconto para compra de veiculo.E como devo proceder.

  2. quero qdiquirir um carro disse:

    tive um acidente no trabalho onde fiquei com monoplegia irreversivel perdi movimentos de meu braço esquerdo estou aposerntado pelo INSS e venho por nessecitar deste carro por aumentar minha renda familiar e continuar fazendo meus tratamentos,fisioterapias e o que me ah de direito.

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.