Processador com 48 núcleos – Intel promete super processadores para tablets e smartphones

novembro 2, 2012 | Entretenimento, Filme, Foto, Game, Jogo, Tecnologia, Videos

Hoje ouvimos muito falar em processadores dual core, que nada mais são do que chips com dois núcleos de processamento de dados, capazes de realizar mais trabalhos simultâneos e, portanto, aumentar a velocidade de aparelhos PCs e notebooks, por exemplo.

Quem supôs que as próximas gerações seriam de 4 ou 8 núcleos, no entanto, se enganou. A Intel anunciou que está desenvolvendo um chip com nada menos que 48 núcleos (chamado criativamente de 48-core). A tecnologia, segundo a empresa, seria para uso principalmente em smartphones e tablets. E não deve chegar ao mercado antes do prazo mínimo de 5 anos.

As promessas, contudo, são tentadoras. Com uma capacidade de processamento dessa ordem, celulares e tablets poderiam fazer qualquer coisa que um computador de última geração faz hoje – e muito mais. Um dos pesquisadores da Intel disse que se alguém estivesse, por exemplo, vendo um vídeo HD em um portátil, um equipamento com processador 48-core ofereceria uma experiência muito mais real, já que cada núcleo trabalharia em um aspecto específico do vídeo.

Outra vantagem é que, já que nenhum núcleo terá que trabalhar no máximo de sua capacidade, o consumo de energia será menor. “Essa é a melhor maneira de oferecer o máximo desempenho de uma forma inteligente em termos de energia”, explicou ao site americano Computerworld o chefe da área de tecnologia da Intel, Justin Rattner.

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.