Regras para o IR 2010 devem sair antes do Carnaval – Declarações serão recebidas de 1º de março a 30 de abril

Fevereiro 5, 2010 | América do Sul, Brasil, Economia, Impostos, Receita Federal

O contribuinte que pretende receber a restituição do Imposto de Renda no primeiro lote em 2010 deve aproveitar o feriadão de Carnaval para separar os documentos para a declaração. As regras devem sair na semana que vem e o período de envio da declaração começa em 1º de março e vai a 30 de abril.
As empresas o próximo dia 26 para entregar o comprovante de rendimento aos funcionários, com informações como o valor do Imposto de Renda Retido na Fonte.

O programa IRPF2010 deve ser liberado antes do início do prazo de entrega e poderá ser usado em qualquer sistema operacional, não só nas versões da Microsoft. A Receita Federal tem adotado essa estratégia para não privilegiar apenas um fabricante de programas de computador. Os aplicativos funcionam em vários sistemas operacionais, incluindo os gratuitos, como o Linux.

A Receita tem priorizado a a devolução do Imposto de Renda aos contribuintes que entregam a declaração primeiro, salvo os idosos, que são privilegiados por lei. O primeiro lote de restituição normalmente é liberado em junho e o último, em dezembro, em sete lotes regulares.

O contribuinte que não recebe nesses lotes normalmente caiu na malha fina por divergências nas informações prestadas ao fisco. À medida que os dados são corrigidos, as declarações são liberadas em lotes residuais, dependendo da disponibilidade de caixa do Tesouro Nacional.

Fonte R7

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.