Senado aprova projeto para acabar com fusos horários no Brasil

junho 16, 2009 | Brasil, Política, TV, Utilidade Pública

greenwich_clockA Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (16), por unanimidade, um projeto que acaba com os fusos horários dentro do Brasil instituindo uma única hora legal.

A proposta precisa passar ainda pela Comissão de Relações Exteriores, onde terá decisão terminativa.

O projeto precisa ainda ser aprovado também pela Câmara antes de virar lei.

Atualmente, o Brasil tem três fusos horários. Além da hora oficial de Brasília, existe o horário usado por Amazonas, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, com uma hora de atraso em relação à capital federal, e o horário do arquipélago de Fernando de Noronha (PE), uma hora adiantada.

O projeto é de autoria do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) e foi relatado na CAE por Gim Argello (PTB-DF).

De acordo com o relator, a medida beneficiará os estados que terão o horário alterado.

“Isto vai facilitar o desenvolvimento dos estados. Muitas cidades do Norte tem dificuldade, por exemplo, em relação ao mercado financeiro que fecha antes”, disse Argello.

Apesar do longo trâmite que o projeto ainda tem para percorrer, o relator acredita que a proposta pode virar lei antes do recesso parlamentar, que começa dia 18 de julho.

Na próxima quinta-feira (18), a Comissão de Relações Exteriores deve votar a proposta. “Acho que consegue aprovar rápido. Já recebi vários deputados pedindo que esta proposta fosse votada o mais rápido possível”.

A mudança não terá influência no horário de verão, determinado pelo governo federal para economia de energia durante os meses mais quentes do ano. O Executivo continuará decidindo onde esta mudança de horário será realizada.

Deu no G1

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.