Taxas das compras no exterior – Compras em reais no exterior serão taxadas em 6,38% de IOF

março 6, 2012 | Brasil, Comportamento, Documentos, Economia

A Receita Federal determinou que as compras feitas em reais com cartão de crédito no exterior também serão taxadas com alíquota de 6,38% de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Desde março do ano passado as compras feitas com cartão de crédito no exterior tiveram aumento no IOF de 2,38% para 6,38%. A medida foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.

Algumas lojas no exterior já oferecem ao cliente a opção de debitar, no cartão, o valor da compra em reais pela cotação do dia. Tal opção é vantajosa caso o real esteja valorizado na hora do pagamento. Se o cliente decidir pela cobrança em dólar ou euro, por exemplo, o câmbio utilizado será o do dia do fechamento da fatura do cartão de crédito.

O aumento do IOF para compras com cartão de crédito no exterior foi uma medida usada pelo governo para frear as despesas dos brasileiros em outros países. Dados do Banco Central (BC), no entanto, mostram que a medida não surtiu o efeito esperado, já que os brasileiros deixaram o valor recorde de US$ 21 bilhões em viagens internacionais em 2011.

Especialistas defendem que a medida não surtiu efeito porque os brasileiros tendem a levar dinheiro ou cartões pré-pagos nesses tipos de viagens. Com isso, usam menos o cartão de crédito.

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.