Terremoto no Chile – Saiba como encontrar desaparecidos: site e telefone

Fevereiro 28, 2010 | Acidentes, América do Sul, Incidentes, Internet, Terremoto

Site ajuda nas buscas por possíveis vítimas do tremor no país.
Telefone do Itamaraty para informações sobre brasileiros é (61) 8197 2284.

A internet é uma das ferramentas que auxiliam na busca por desaparecidos no terremoto que atingiu o Chile na madrugada deste sábado (27). O site Chile Person Finder permite que usuários possam procurar por informações de parentes e conhecidos, digitando seus nomes em uma barra de buscas.

O sistema então busca informações sobre a pessoa desaparecida, bastando digitar o nome. Ele avisa o endereço que a pessoa se localiza, seja em casa ou em um hospital. Caso não exista dados sobre o indivíduo, o estado que o sistema apresenta é “desconhecido”.

Desenvolvido pelo Google, o sistema utiliza um banco de dados que é abastecido pelos próprios usuários. Para ajudar nas buscas, quem obtiver informações sobre uma vítima ou um desaparecido podem preencher um formulário, levantado informações sobre a pessoa. O Google diz que não irá revisar os dados apresentados no Chile Person Finder. Por conta disso, existe o risco de que muitos dados possam vir a ser falsos, uma vez que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode inlcuir informações no sistema.

A embaixada e o consulado-geral do Brasil em Santiago, capital do Chile, trabalham para dar apoio aos brasileiros que estão no país. Informações referentes a cidadãos brasileiros no Chile poderão ser obtidas junto ao Núcleo de Assistência a Brasileiros, nos telefones (61) 3411-8804 e (61) 3411-8805 entre 10h e 18h. Após este horário, o telefone é (61) 8197-2284.

Uma conta no Twitter chamada @ayudachile auxilia na busca por informações sobre possíveis vítimas. Usuários do serviço enviam mensagens para a conta com o nome de pessoas desaparecidas e um telefone de contato. O @ayudachile publica a mensagem novamente na tentativa de conseguir algum contato para o familiar.

Fonte G1

Comentários (3)

 

  1. Cristiane disse:

    Procuro amigos chilenos….Orlando Reyes Mandujano e esposa Lucy, com seus filho Valeria Reyes e Sebastian Reyes, se puder me ajudem a localizar, obrigada, Cristiane

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.