TV 3D – A mentira por trás da tecnologia em terceira dimensão

Abril 26, 2010 | 3D, Carnaval, Cinema, Comportamento, Desenho, Economia, Empresas, Entretenimento, Filme, Futebol, Game, Golpe, Internet, Jogo, Jogos, Mundo, Novela, Samsung, Tecnologia, TV, Video Game, Videos, YouTube

Como tudo que você compra o marketing do produto é maior que sua aparência e funções é o caso da tal tecnologia “3D”, saiba porque.

Acima de tudo, o século XX foi marcado pela revolução tecnológica. E apartir da década de 70 em diante o desenvolvimento deste segmento tem sido estrondoso . Coisas que antes pareciam absurdas e inimagináveis na época de nossos avós viraram rotinas em nossas vidas.

Mas à partir do momento em que estas evoluções começaram a se tornar acessíveis à população em geral, outro segmento teve o seu avanço inflamando O marketing.

Propaganda sempre existiu, claro. Mas foi uma coisa diferente. Frases de efeito bem boladas não bastavam para convencer o público de que aquele novo produto fazia coisas que até então só existiam na imaginação dos mais lunáticos. Era preciso mostrar, inovar e convencer. A concorrência entre produtos cada vez mais inovadores exigiu cada vez mais criatividade dos publicitários.

Até aí, nenhum problema. Mas os anos se passaram, a concorrência aumentou proporcionalmente à acessibilidade da tecnologia. E o que tem me chamado a atenção de uns tempos pra cá, e principalmente este ano, são os produtos de “última geração” que funcionam exatamente como os produtos da geração passada. O marketing em torno destes produtos tentam ludibriar os consumidores de que aquilo é o que existe de mais avançado, sendo que na verdade não é.

Não se trata exatamente de propaganda enganosa, já que os produtos anunciados cumprem o que prometem. Mas soa falso pelo fato de esconderem cartas nas mangas, induzindo o consumidor a acreditar que está comprando o que há de mais avançado, sendo que na verdade podem oferecer muito mais. Ou pior, podem oferecer o mesmo, mas por um custo muito mais baixo.

Estratégia de marketing?

Poderia ser, se fosse o caso de uma empresa em específico. Mas o que acontece é que todas as empresas do ramo aderiram à ideia, limitando assim o desenvolvimento na concorrência, em favor do lucro de todos.

Não acredito que haja um acordo em comum entre os fabricantes para segurar o jogo. Até porque, isso seria uma espécie de formação de cartel, o que é ilegal. Mas que por conveniência isso vem acontecendo, eu não tenho dúvidas.

Vejamos:

Pelo menos até agora, uma das novidades tecnológicas que tem causado o frenesi mundial é a TV 3D.

Depois de experiências muito bem sucedidas nos cinemas, os fabricantes de eletro-eletrônicos estão lançando no mercado as inovadoras TVs com imagem tridimensional. Agora nós podemos assistir em casa filmes e programas com um grau de emoção espetacular. Isso sem falar nos games, que tem se tornado cada vez mais próximos da realidade, e agora ganha um boost a mais. E neste ano de Copa do Mundo, nada mais conveniente para os negócios do ramo. A Sony fez uma parceria com a FIFA e anunciaram que 25 jogos da Copa serão transmitidos também em canais 3D (entre eles, todos os jogos do Brasil).

Até aqui, tudo uma maravilha! Mas tem um porém… É lógico que para usufruir de tudo isso, temos que comprar uma TV compatível com a tecnologia. Tem que comprar uma TV que transmita as imagens em 3D junto com aqueles óculos que recebem esta imagem.

O grande problema, pelo menos pra mim e pra grande maioria da população mundial, é que essas TVs foram lançadas custando a bagatela de US$ 3000. Isso nos EUA. No Brasil então…

Aí, você que se empolgou com a era da TV digital que acabou de chegar e pegou suas economias e comprou aquela baita TV de plasma, fica olhando tudo isso com cara de tacho já que a sua TV novinha já é “ultrapassada” e não pode transmitir imagens com essa nova tecnologia 3D. Certo?

Errado!

Na verdade, qualquer TV de plasma ou LCD suporta a tecnologia 3D. Até essa aí da sua casa.

O que acontece no efeito 3D é que são exibidas imagens diferentes para cada um dos olhos, e o papel da TV é transmitir isso alternadamente a cada 1/60 segundo. E qualquer TV com 60Hz de velocidade pode fazer isso tranquilamente.

Mas só isso também não basta. É preciso ter aqueles óculos, os LC Shutter Glasses. Eles são responsáveis pela outra metade do processo. O papel deles é fazer com que cada imagem emitida pela TV seja vista apenas pelo respectivo olho. Ou seja, as lentes ‘abrem’ e ‘fecham’ alternadamente em sincronia com as imagens da TV. É assim que temos o efeito 3D.

Então eu não preciso trocar de TV de novo. Basta comprar os tais óculos. Certo?

Errado!

Para que a mágica dê certo, as lentes do óculos tem que funcionar em sincronia perfeita com as imagens da TV. Ou seja, eles tem um receptor dentro deles para receber a ordem de abrir e fechar a lente certa, no momento exato. E isso a sua TV não faz, é necessário um chip de sincronia que mande essas ordens para os óculos.

E aonde comprar esse bendito chip? Perguntei pro Seu Zé ali da barraquinha e ele falou que não tem.

Essa é a grande tacada. À princípio, ninguém vai vender esse tal chip. O que os fabricantes decidiram é que este chip vai ser colocado dentro das novas TVs, e só! Nada de player 3D, adaptador separado ou outros métodos menos convencionais. Se quiser assistir 3D em casa, tem que trocar de TV. Afinal de contas, pra que vender kits 3D por algumas dezenas de dólares se podemos lucrar milhares induzindo o povo a comprar novas TVs?

Esse pensamento faz com que NENHUM dos fabricantes lance algo alternativo como Blu-Ray Player 3D, PlayStation 3D, etc… Seria plenamente possível e muito mais barato. Mas pelo menos por enquanto, isso é só sonho.

Então, deixe eu me corrigir.

A minha TV novinha de 64 polegadas pode transmitir imagens 3D?

Certo!

Então eu já posso encomendar as caixas de cerveja pra assistir os jogos do Brasil na Copa em 3D com os amigos?

Errado! Mas dependendo da quantidade de cerveja, o efeito pode até chegar perto..

Fonte Mega Fluxo

Comentários (5)

 

  1. Albanir da Macavi, loja Eletronicos disse:

    Caramba, quanta ignorância. O termo lúdico é “bluray” que no final quer dizer ”blueray”, ou ”Raio Azul” e etc…

    No final, tudo é a mesma coisa.

    Isso sobre qualquer TV poder ser 3D é muito, mas muito fácil de se entender. O chip que falta propositalmente no BLURAY, é o mesmo que ha no TV, esse transmite o sinal que diz ao óculos que nada mais é que uma extensão de um painel LCD, que faz o mesmo que a TV quando ha uma imagem que é clara ou escura aparecer conforme, ou seja fecha ou abre um ou outro olho pra transmitir um quadro de cada vez pra cada olho e assim dar o sonhado efeito de tridimensionalidade. Esse chip poderia ser instalado em qualquer bluray pra que qualquer tv LCD, Plasma ou LED torne-se em uma 3D já que os 60Hz esta implantado de fabrica e obrigatoriamente em qualquer TV. Tente assistir TV no padrão PAL-N que oscila em 50Hz, ai vocês verão o que é diferente entre ele e o NTSC. O chip transmite o comando ao oculos pra abrir um lado e fechar o outro e depois fechar ao que esta aberto fechar e o que esta fechado, por sua vez abrir.

    Se não entenderem dessa forma, então… Estuda MENINO!!!

  2. Andre Dias disse:

    Este cara está defecando pela boca, como assim não existe player 3D? Os players Blu-Ray 3D estão no mercado já faz um tempão…como publicam isto?

    • Leandro Michelsen disse:

      Player 3D até que existe, mas nas letras miúdas encontrei a mensagem:

      * Para reproduzir a tecnologia 3D é necessário mídia e televisor/monitor compatíveis com esta tecnologia. Esses produtos são vendidos separadamente.

  3. Milton disse:

    É isso ai, o mercado sempre “obrigando” a gente a se afundar, não sou consumista, tão pouco fissurado em tecnologia. Mas realmente não há muita diferença entre os respectivos televisores.

    A sim estava me esquecendo… referente ao comentario acima… o texto esta correto!!!
    “Preste um pouco mais de atenção em sua leitura, isso pode fazer muita diferença em sua vida. Aquele abraço Patrik.”

  4. Patrick disse:

    Nunca li tanta merda na minha vida

    CHIP????

    Lente que abre e fecha??

    PFFFFFF

    Como dar crédito a alguem que escreve “blue-ray” quando o certo é blu-ray?

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.