TV Digital – EUA parará de transmitir o sinal analógico hoje 12/06/2009

junho 12, 2009 | América do Norte, Brasil, Cinema, Comportamento, Desenho, Entretenimento, EUA, Filme, Tecnologia, TV

eua-digital-tvEntre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, as redes de TV dos Estados Unidos vão entrar completamente na era digital. A data é a prevista para encerrar o funcionamento, em todo o país, da transmissão analógica, após mais de 60 anos de reinado da TV convencional.

Todo aparelho que funciona com uma antena de teto ou receptores internos deixará de exibir sua programação, a menos que seus proprietários tenham comprado um conversor digital, um televisor já adaptado à nova tecnologia ou sejam assinantes de um serviço por cabo ou satélite.

A determinação deve deixar milhares de pessoas sem nenhum sinal de TV, no que ficou conhecido como “blecaute digital“. Segundo o jornal “The Washington Post“, cerca de três milhões de lares não migraram para o mundo digital.

O jornal indicou que a maioria dos excluídos digitais vivem em grupos rurais, de baixo recurso ou com pouco conhecimento de inglês. “Os problemas para essa gente serão muito maiores do que tinha sido previsto”, disse ao jornal John Carey, professor de comunicações da Universidade Fordham.

No dia 17 de fevereiro, data inicialmente programada para o desligamento (que foi postergado para 12 de junho), ao menos 25% das estações de TV nos Estados Unidos já haviam cortado a transmissão do sinal analógico.

Para acelerar a substituição, a aquisição dos conversores foi subsidiada pelo governo por meio de um programa de cupons.

No Brasil, o chamado “switch off” está marcado para 2016. O governo, no entanto, já admitiu a possibilidade de atrasar seu cronograma. A TV digital brasileira estreou oficialmente em 2 de dezembro de 2007. Cerca de um ano depois, 0,3% da população tem acesso ao sinal.

Fonte: Folha

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.