TV Ultra HD – Review LG 84LM9600 – TV 4K 3D que parece cinema ainda é para poucos

julho 15, 2013 | 3D, 4K, América do Sul, Brasil, Carnaval, Cinema, Copa, Desenho, Empresas, Entretenimento, Filme, Foto, Game, Internet, Jogo, LCD Led, Lg, Novela, Olimpíadas, Série, Shows, Tecnologia, TV, Video Game, Videos

foto-tv-lg-smart-led-84-84lm9600

A Smart TV LG 84LM9600 pode se gabar em ser a primeira TV Ultra HD lançada no mundo, e é um dos modelos top de linha da companhia no mercado brasileiro. Com uma das mais sofisticadas configurações de imagem, design e desempenho, a Ultra HD (4K) de 84 polegadas não perde em nada para uma sala de cinema. Confira tudo sobre essa superTV no review do TechTudo.

Hardware e Desempenho

O modelo premium conta com uma configuração parruda para suportar e entregar a melhor qualidade de imagem. Com um processador Dual Core, uma tela de 84 polegadas LED com tecnologia IPS e com 4K de resolução – 3840 x 2160 (quatro vezes maior que a Full HD). A Smart TV Cinema 3D LG conta ainda com frequência de 240 Hz, conversor digital integrado, Wi-Fi embutido, entrada de rede Ethernet, três USB, quatro HDMI e compatibilidade com Smart Share Plus e Wi-Di (para conectar TVs com PCs sem a necessidade de rede ou conexão de Internet).

O desempenho das imagens nativas em 4K é impressionante. Tanto em 2D como em 3D passivo, a sensação é de se estar assistindo cenas do dia-a-dia com cores e imagens ainda mais vivas do que a realidade. Mesmo com as imagens em HD ou Full HD, a 84LM9600 se sai muito bem, com ajuda da tecnologia de “upscalling”, que é a interpolação de cenas, ajudando e muito para que o usuário não tenha a sensação de se estar assistindo um filme de baixa resolução em uma tela gigante.

Aliás, um dos pontos fracos é justamente este: o fato de ainda não termos conteúdos nativos em 4K. Para os testes, a empresa enviou um computador com uma placa de vídeo poderosa que conseguisse gerar as imagens em Ultra HD para rodar na superTV. A Rede Globo já está realizando testes em Ultra HD (4K) para captura de novelas e gravação da própria Copa do Mundo FIFA em 2014 no Brasil em ultra definição.

Vale ressaltar aqui que arquivos/filmes nessa altíssima resolução só poderão ser exibidos diretamente de um processamento externo. A Smart TV não tem poder gráfico para processar essas imagens de um HD externo ou de um pen drive plugado a ela por uma das portas USB. Somente com a chegada dos players 4K, que só agora despontam no mercado, a TV poderá rodar essas superimagens sem problemas.

As imagens em 2D rodam muito bem mesmo com a conversão para o 3D. A tecnologia consegue entregar uma boa sensação de imersão, com um maior ganho de profundidade nas cenas. As imagens podem ser HD, Full HD ou até mesmo em Ultra HD: todas podem ganhar as cenas “tridimensionais”.

foto-tv-lg-84lm9600-comparacao-com-uma-tv-de-40-polegadas

Smart TV LG Ultra HD de 84 polegadas comparada a um modelo LED de 42 polegadas também da LG

Design

Apesar de a gigante ser bem pesada, com seus 91 kg com a base acoplada, ela tem um design muito bonito. Com apenas 4cm de espessura, com bordas bem finas em metal escovado e base cromada. Qualquer quadro ou objeto de arte da sala será ofuscado pela Smart TV Ultra HD da LG.

O seu manuseio e espaço físico necessário para instalação jogam contra a TV. Nos testes, foram necessários três pessoas para carregar e instalar o aparelho em um lounge que pudesse comporta-lá. A empresa recomenda que se tenha pelo menos 4 metros de distância à frente da Smart TV. E se caso o cliente queira acopla-lá a uma parede, recomendamos que a instalação seja feita por uma empresa especializada do mercado de ambientação multimídia.

Entretenimento e Som

Nos filmes em HD (720p) e Full HD (1080p) diretos do HD externo pela porta USB, a Smart TV não deixou de lado nenhuma das extensões. Nos testes, o modelo rodou sem engasgos arquivos MKV, AVI, MOV, DVIX e MPEG-4.

O conteúdo e aplicativos da plataforma de Smart TV Cinema 3D entregaram uma boa variedade. A superTV conta com LG World (com filmes em 3D e 2D), NetFlix, Skype, Facebook, Twitter, apps de notícias, aplicativos para jogos, navegador web que roda flash e muito mais. O sistema traz também as funções de TimeMachine (para gravação de conteúdo com mídia externa plugada na USB), Smart Share, LG Cloud, MediaLink, DLNA, entre outros.

O Dual Play, que está presente em outras marcas e modelos de Smart TVs, permite jogar games com uso de óculos 3D especiais sem a necessidade de se dividir a tela. Neste caso específico da LG 84LM9600, nem faria tanta falta assim. Se dividisse 84 ao meio, cada jogador ainda continuaria com 42 polegadas para cada. A TV já vem com quatro óculos 3D passivos e dois com Dual Play.

Os games com cenas em 2D também podem ser convertidos para 3D. Nos testes usamos um Xbox 360 com os jogos NBA 2K13, Forza Horizon e FIFA 13. A sensação é de se estar dentro dos carros ou sendo um dos jogadores nas partidas.

A experiência do som da Smart TV é de uma qualidade muito boa. Todas as caixas de som entregam um volume e graves de respeito. São duas caixas com 10 W, duas com 15 W, além de dois subwoofers. Nos testes, as músicas lidas pela rede por Wi-Fi, tocaram sem estourar mesmo com o volume nos 80% da capacidade.

Controle e sensores

A LG Smart TV traz ainda o controle Magic Remote Voice com acelerometro e microfone embutido, um dos controles remoto mais práticos e fáceis de se utilizar (modelo também presente em outras TVs da marca). Com ele, as tarefas de se escrever algo ou de se buscar algum aplicativo da plataforma LG passam a ser bem mais simples. Só bastando apontar o controle para a posição da tela e dar um clique único, como se estivesse usando um mouse sem fio.

foto-controle-magic-remote-voice-tv-lg-84lm9600

O controle reconhece movimentos e conta com um sensor de voz que pode ser usado para “redigir” uma publicação para o Twitter ou Facebook. Nos testes, o aparelho reconheceu a maioria das falas com poucos erros ortográficos, mas para isso há que se estar em um ambiente calmo sem ruídos externos.

A TV reconhece ainda um aplicativo próprio do YouTube para smartphones e tablets, com o app instalado, é possível controlar canais e vídeos do site sem a necessidade do controle remoto.

Custo-Benefício

Se você tem uma grana boa guardada e uma mega sala ou lugar na empresa com muito espaço vazio e quer entreter muitas pessoas reunidas, a LG 84LM9600 com certeza é a campeã com uma super imagem. Mas se o dinheiro e o espaço não estão sobrando, vale esperar mais um pouco para ver como o futuro da tecnologia 4K vai se comportar. As companhias já prometeram trazer para o segundo semestre modelos mais em conta de telas Ultra HD menores, com 55 e 65 polegadas. Mas que a gigante é um show, isso não tem como negar.

foto-tv-lg-84lm9600-caracteristica

 

Fonte: TechTudo

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.