TVs OLED – Samsung e LG anunciam o melhor em imagens na CES 2012

janeiro 11, 2012 | 3D, Desenho, Empresas, Entretenimento, EUA, Filme, Foto, Game, Lg, Oled, Samsung, Tecnologia, TV

TV OLED da Samsung, quase tão fina quanto a concorrente

Novas telas são mais finas e têm qualidade de imagem superior às TVs LED e LCD convencionais

LG e Samsung anunciaram durante a CES 2012 (10 a 13 de Janeiro em Las Vegas, EUA) SmartTVs 3D Full HD com telas OLED de 55 polegadas. Já utilizada nos smartphones (onde é conhecida pelo nome AMOLED) a tecnologia OLED possibilita construir telas mais finas e com qualidade de imagem superior à das tradicionais TVs de LCD, Plasma ou LED.

Em uma TV LCD tradicional os pontos que formam a imagem não tem luz própria, e por isso é necessária uma fonte de atrás da tela (backlight) para iluminá-la. Originalmente eram usadas lâmpadas fluorescentes, que nos anos recentes foram substituídas por LEDs brancos, que são menores, consomem menos energia e produzem uma iluminação mais homogêneam, dando origem às TVs “LED”.

TV OLED da LG, primeira a ser anunciada 

Em uma tela OLED cada ponto que compõe a imagem produz sua própria luz, o que elimina a necessidade de um backlight, possibilitando uma tela mais fina e com menor consumo de energia. Além disso, um “ponto” OLED desligado é realmente preto, ao contrário do preto-acinzentado comum em TVs LCD, o que resulta em melhor contraste. E por fim TVs OLED não sofrem com o problema de distorção da imagem de acordo com o ângulo de visão que acontece em muitos LCDs.

O resultado é uma imagem consistente, com contraste imbatível e excelente saturação de cor. Nem Samsung nem LG são “pioneiras” em TVs OLED: a Sony foi a primeira a lançar um modelo com esta tecnologia, a XEL-1, em 2007. No entanto, a tela tinha apenas 11 polegadas, com resolução de 960×540 pixels. Limitações no processo de produção (que inviabilizaram a produção de telas maiores) e o alto preço relegaram a XEL-1 e a tecnologia OLED ao status de “curiosidade tecnológica”.

Mas os problemas aparentemente foram resolvidos, e as novas TVs OLED da LG e Samsung tem 55″ e resolução Full HD. A tela do modelo da LG tem apenas 4 mm de espessura, e todo o conjunto pesa apenas 7,1 Kg. Ambos os modelos são “Smart TVs”, com aplicativos disponíveis em lojas online dos próprios fabricantes, e capazes de exibir imagens em 3D. O modelo da LG usa os óculos passivos da linha “Cinema 3D” e produz imagens belíssimas. No da Samsung, o recurso de 3D não foi demonstrado.

Segundo Samsung e LG, suas TVs OLED devem chegar ao mercado norte-americano em meados deste ano. Os preços não foram divulgados, mas aconselhamos preparar o bolso: a XEL-1 da Sony custava US$ 2.500 com uma tela de apenas 11″. Mas considerando a competitividade das rivais sul-coreanas, espere uma guerra de preços para breve.

Vistas  de lado, as TVs OLED quase “somem” 

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.