Vacina contra a gripe – As vacinas da Sanofi Pasteur com as cepas atualizadas para 2012 chegam ao Brasil

Março 14, 2012 | América do Sul, Brasil, Utilidade Pública

A partir desta semana, as clínicas particulares de vacinação já começam a disponibilizar as vacinas contra a gripe da Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas do grupo Sanofi. Como o vírus Influenza é mutante, as vacinas contra a gripe são atualizadas anualmente de acordo com as recomendações dadas pela Organização Mundial da Saúde, a partir de dados sobre as cepas circulantes em cada hemisfério coletados por sua rede de vigilância epidemiológica. Neste ano, as vacinas estão atualizadas contra as cepas A/ California/7/2009 (H1N1), A/Perth/16/2009 (H3N2) e B/Brisbane/60/2008.

Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que a gripe atinge todos os anos cerca de 600 milhões de pessoas ao redor do mundo – entre 5 a 10% da população adulta e entre 20 a 30% das crianças. Causada pelo vírus Influenza, provoca entre 250 mil a 500 mil mortes e milhões de internações .

A gripe causa impacto econômico sobre as empresas

Sério problema de saúde pública mundial, a gripe pode causar problemas econômicos graves, como perda de dias de trabalho ou escola, queda da produtividade, gastos com medicamentos. Nos Estados Unidos, os custos da gripe foram estimados em U$ 11 bilhões por ano, entre custos diretos (hospitalização, consultas ambulatoriais, medicamentos) e indiretos (absenteísmo, redução na produtividade, substituições).

Estimativas na França, Alemanha e Estados Unidos indicam perdas anuais com surtos de gripe entre U$ 1 milhão a U$ 6 milhões a cada grupo de 100 mil habitantes(6). Nos Estados Unidos, estima-se que a gripe seja responsável pela perda de 44 milhões de dias produtivos por ano.

No Brasil, a gripe afeta em sete a 14 milhões de pessoas em idade produtiva por ano, de acordo com a médica Isabella Ballalai, diretora da SBIm – Associação Brasileira de Imunização. O cálculo tem como base a estimativa da OMS de que a gripe acomete entre 5 a 10% da população adulta mundial.

A gripe aumenta em 20% as internações de pacientes com insuficiência cardíaca

No estudo “Hospitalização e Mortalidade por Insuficiência Cardíaca em Hospitais Públicos do Município de São Paulo”, o cardiologista da Unifesp Henrique Godoy constatou o aumento de 20% nas internações durante o mês de agosto, quando há grande incidência de infecções respiratórias como gripe e pneumonia.

Publicado em janeiro de 2012 na revista Arquivo Brasileiro de Cardiologia, órgão oficial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a pesquisa analisou a internação de 194.098 pacientes por insuficiência cardíaca entre 1992 e 2010 em hospitais públicos da capital paulista.

Brasileiros têm mais de uma opção de vacina -Há mais de 60 anos, milhões de pessoas vêm sendo protegidas pelas vacinas contra a gripe. Seguras e eficazes, as vacinas da Sanofi Pasteur são produzidas com vírus inativados (mortos) e fragmentados, incapazes de causar a gripe, mas que estimulam uma resposta imune contra a doença e suas complicações. Desde 2010, o CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos passou a recomendar a vacina da gripe para qualquer pessoa acima de seis meses de idade.

No Brasil, a Sanofi Pasteur disponibiliza duas opções de vacinas contra a gripe: a intramuscular e a intradérmica com microinjeção. Moderna e menos invasiva, a vacina intradérmica chegou ao País em 2011. Sua agulha tem apenas 1,5 mm – 10 a 16 vezes menor que as agulhas normalmente usadas para a vacinação intramuscular (de 16 a 25 mm). A microagulha é cerca de 40% mais fina que as normalmente usadas em agulhas para aplicações musculares.

Indicada para pessoas entre 18 a 59 anos, a vacina intradérmica possui um dispositivo de segurança, acionado ao final da aplicação, que evita acidentes para aplicadores e pacientes, contaminação e reutilização da agulha.

Já a vacina intramuscular é oferecida em três apresentações: uma multidose (dez doses) e duas monodoses com seringa pré-enchida e pronta para uso. Uma vacina monodose é para crianças até três anos e outra é para crianças a partir desta idade, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Perfil-A Sanofi, líder global e diversificado em saúde, pesquisa, desenvolve e oferece soluções terapêuticas com foco nas necessidades dos pacientes. A Sanofi possui pontos fortes na área da saúde com sete plataformas de crescimento: soluções em diabetes, vacinas humanas, medicamentos inovadores, doenças raras, medicamentos sem prescrição, mercados emergentes e saúde animal. A empresa está cotada na Bolsa de Paris (EURONEXT: SAN) e de Nova Iorque (NYSE: SNY).

A Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas da Sanofi, fornece mais de 1 bilhão de doses de vacinas todos os anos, permitindo imunizar mais de 500 milhões de pessoas no mundo. Líder mundial na produção de vacinas, a Sanofi Pasteur oferece a mais ampla gama de vacinas, protegendo contra 20 doenças infecciosas. A experiência da empresa na área de vacinas remonta há mais de um século. A Sanofi Pasteur é a maior empresa totalmente dedicada a vacinas. A empresa investe mais de 1 milhão de euros por dia em pesquisa e desenvolvimento

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.