Visto americano – Problema técnico atrasa emissão de visto em todo o mundo

julho 31, 2014 | América do Norte, América do Sul, Belo Horizonte, Brasil, Brasília, Distrito Federal, EUA, Internacional, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Utilidade Pública

Embaixada dos EUA no Brasil recomenda que viagens sejam adiadas.
Atualização de software iniciada no último dia 20 apresentou falhas.

O serviço de emissão de vistos americanos em todo o mundo passa por atrasos por tempo indeterminado e a Embaixada dos Estados Unidos recomenda aos brasileiros que, se possível, adiem sua viagem para o país caso ainda não tenham obtido o visto de entrada ainda.

De acordo com o Escritório de Assuntos Consulares do Departamento de Estado, a emissão de vistos e de passaportes chegou a ser suspensa, mas foi retomada há dois dias e agora ocorre com capacidade reduzida “e será assim até que os documentos sejam processados”.

Um texto oficial em inglês afirma que uma atualização de software ligado à emissão de vistos e passaportes começou a apresentar problemas significativos de desempenho. A causa principal ainda não foi encontrada, mas, segundo o governo americano, “os esforços estão focados em trazer o sistema de volta às operações normais”. Uma página com perguntas e respostas foi elaborada pelo serviço americano para auxiliar o turista (leia, em inglês).

Segundo o Consulado dos EUA em São Paulo, deve levar algumas semanas para que a capacidade total de processamento de vistos seja retomada.

Orientações

Apesar da falha, o funcionamento nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv), onde é realizada a primeira etapa da documentação, continua normal. Os agendamentos podem ser feitos em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Belo Horizonte.

As seções consulares, entretanto, foram orientadas a cancelar as entrevistas agendadas para esta sexta-feira (1º). Por isso, segundo o Consulado dos EUA em São Paulo, aqueles que tiverem atendimento marcado para estada data poderão ser atendidos no dia 13 de agosto, no mesmo horário no qual seria atendido nesta sexta, ou remarcar sua entrevista.

Atualizações sobre a retomada do serviço deverão ser postadas no site www.travel.state.gov. Candidatos ao visto também serão avisados por e-mail.

Dúvidas e solicitação de atendimento de emergência devem ser enviadas por email à seção consular onde a entrevista será realizada, pelos e-mails saopaulovisa@state.gov; visario@state.gov; brasiliavisa@state.gov; recifevisa@state.gov. Quem desejar requisitar entrevistas de emergência deverá colocar no título do email “Solicitação de entrevista de emergência”, informando a data e o propósito da viagem.

Viagens perdidas não serão reembolsadas

Segundo a nota, o Departamento de Estado não vai reembolsar possíveis despesas de quem dependia do visto para viajar e, por não tê-lo, tiver perdido voos. “Sempre temos o cuidado de avisar aos viajantes de não fazer planos até que tenham um visto em mãos. Mesmo com o banco de dados funcionando normalmente, pode haver atrasos na impressão”, explica a nota.

Sobre vistos para estudantes, o Consulado afirma que se compromete em emiti-los a todos os alunos de qualificações e intercambistas. Ainda de acordo com a nota, pessoas que são isentas desta necessidade e aqueles que já tem a autorização para entrar nos EUA não são afetados.

Mais de meio milhão de vistos no 1º semestre

Os Estados Unidos emitiram mais de meio milhão de vistos para brasileiros no primeiro semestre de 2014. Foram exatamente 525.358 documentos desse tipo concedidos até junho deste ano, segundo dados divulgados pela Missão Diplomática dos EUA no Brasil. A maioria dos vistos foi emitida no consulado de São Paulo (mais de 281 mil).

Em seguida vem o consulado do Rio de Janeiro, com mais de 136 mil, o de Brasília, com quase 62 mil, e por último o de Recife, com 45.766 vistos emitidos até o meio do ano.

Apenas no mês de junho, período da Copa do Mundo, foram mais de 87 mil vistos concedidos no país — 4% a mais do que no mesmo período do ano anterior. Em todo o ano de 2013, foram emitidos mais de um milhão de vistos: exatamente 1.057.854

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.