Fibra biodegradável – Atadura nanoscópica irá curar nossos ferimentos no futuro
março 28, 2014 | Foto, Internacional, Medicina, Mundo, Tecnologia
Band-aids e ataduras são ótimos para curar pequenos cortes e machucados, mas feridas profundas e pontos ainda precisam de sutura para serem curados. Isso envolve trocas de curativos e limpeza constante, algo que nem sempre é muito prático.
Uma equipe da Universidade de Maryland criou uma fibra biodegradável de 370 nanômetros que fecha e protege ferimentos utilizando um pequeno compressor de ar. A vantagem da fibra em relação às suturas convencionais é o fato dela se desintegrar naturalmente no organismo do ferido, sem afetar a saúde.
Pesquisadores tentam há algum tempo criar uma bandagem feita de nanofibras, mas os métodos utilizados nos testes realizados até agora afetavam a formação das células da pele.
Para a criação da fibra nanoscópica, foram realizados testes que selaram ferimentos como hérnias no diafragma, incisões cirúrgicas no pulmão e intestino e no fígado de um porco. Todas foram bem sucedidas: além de curar o ferimento, a fibra nanoscópica se desintegrava naturalmente após 42 dias.
Os protótipos da Universidade de Maryland estão em fase de testes de segurança e devem ser testados em animais de laboratório nos próximos meses.