Fora o “efeito novela” nas TVs – Cineastas unidos contra o modo soap-opera effect
setembro 23, 2019 | 3D, 4K, 8K, Cinema, Comportamento, Empresas, Entretenimento, Filme, Lg, Mundo, Panasonic, Tecnologia, TV
Martin Scorsese, Christopher Nolan e JJ Abrams são alguns dos cineastas apoiando uma proposta de padronização para preservar as características supostamente ideais dos filmes em 4K. Trata-se de um pacote de recomendações aos fabricantes, encampado pela UHD Alliance, que dita as normas em 4K (e, é bom lembrar, nem sempre é respeitada).
O padrão chamado Filmmaker Mode (como “modo cineasta”) determina ajustes automáticos de cores, enquadramento (aspect ratio) e taxa de quadros (frame rate). Além disso, prevê a desabilitação das regulagens para controle de imagens em movimento por parte do usuário. Em outras palavras, os TVs já sairiam de fábrica com esses parâmetros fixos, o que, segundo o grupo, garantiria total fidelidade à forma como o conteúdo foi produzido pelo cineasta e sua equipe.
A iniciativa surgiu a partir de uma, digamos, denúncia de ninguém menos do que Tom Cruise. O astro não gostou de assistir ao último filme da série Missão Impossível (Fallout) em sua TV 4K e queixou-se ao diretor Christopher McQuarrie. Ambos foram checar e descobriram que muitos TVs vêm pré-ajustados de fábrica para suavizar os movimentos, através do recurso AUTO MOTION PLUS, que alguns fabricantes chamam TRUMOTION ou MOTION SMOOTH.
Isso é feito artificialmente, pelo método chamado interpolação de quadros, que produz o que se conhece como “efeito novela” (soap-opera effect). Cabe ao usuário, se perceber a imagem lavada, desabilitar a função no menu do TV. Vejam o vídeo que Cruise e McQuarrie publicaram a respeito.
O “modo cineasta” é, portanto, uma resposta a essas queixas. Segundo a UHD-Alliance, o recurso será ativado a partir de metadados contidos no próprio filme, seja em disco ou streaming, ou por um botão no controle remoto. Três fabricantes de peso já concordaram com os termos: Panasonic, LG e Vizio, sendo que esta última já anunciou que seus TVs a partir de 2020 virão com o tal botão.
Se der certo, ou seja, se o distinto público aceitar, será o fim do efeito novela, fenômeno que é bem descrito neste outro vídeo. “Fica parecendo um vídeo
, e não um filme como se vê no cinema”, diz Cruise em sua mensagem. Será mesmo?