Gripe Suína – 5 estados registram atendimentos a pessoas com suspeita

abril 28, 2009 | América do Sul, Brasil, Mundo, Saúde

Casos do ES, SP, GO, MT e MG não estão na contagem oficial do governo.

População do México assustada com a doença

Oficialmente, Ministério da Saúde informou que acompanha 20 casos

Várias pessoas foram atendidas em hospitais pelo país com suspeita de gripe suína. Os casos ainda estão sob investigação das autoridades de saúde locais e não estão sendo acompanhados pelo Ministério da Saúde. 

Confira os números oficiais do Ministério da Saúde

 

Oficialmente, o Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (28) que acompanha 20 casos de pessoas com suspeita de contaminação pela gripe suína no Brasil. Os casos foram registrados em oito estados do país. O Paraná é o estado com mais casos suspeitos (4), seguido de Minas Gerais, Amazonas e Santa Catarina (3), Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte (2 cada) e Pará (1). Segundo o ministério, esses casos estão sendo monitorados.

Os casos que não estão sendo acompanhados pelo Ministério da Saúde foram registrados no Espírito Santo, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.

 

Espírito Santo

Um homem de 32 anos, que mora no Espírito Santo e que viajava a trabalho pelos Estados Unidos, chegou a Vila Velha, na Grande Vitória, com sintomas da gripe suína. Ele apresentava dor de cabeça, febre e tosse.

O homem chegou de viagem no sábado passado e nesta terça-feira a Secretaria Estadual de Saúde informou que se trata de mais um caso suspeito da doença. O paciente está em casa, junto com a família, e é monitorado pela Secretaria. Ele já apresenta melhora, mas ainda está tossindo.  

 

São Paulo

Dois pacientes estão internados no Hospital das Clínicas da Universidade de Campinas em observação por precaução em relação à gripe suína. De acordo com os médicos, os dois pacientes foram colocados no setor de isolamento do hospital, porque procuraram o serviço médico com quadro gripal e chegaram recentemente do México e dos Estados Unidos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os dois casos ainda não são considerados suspeitos porque os pacientes apresentam sintomas leves e não têm febre, mas, diante do risco, as medidas de segurança foram tomadas para acompanhamento.

Os dois pacientes foram submetidos a exames, mas os resultados só devem ser divulgados na tarde de quarta-feira (29).  

 

Minas Gerais

Uma mulher que voltou dos Estados Unidos no domingo (26) buscou atendimento no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte. Ela apresenta febre alta.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, a paciente começou a apresentar os sintomas ainda nos Estados Unidos e eles permaneceram após a chegada ao Brasil. Familiares e pessoas que mantiveram contatos próximos a ela estão sendo monitorados. 

 

Goiás

Uma mulher de 29 anos e a filha de 5 anos foram internadas no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), com suspeita de gripe suína. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado de Goiás, o marido dela esteve no México a trabalho e também apresentou sintomas, mas já está curado. Ele não chegou a procurar nenhuma unidade de saúde. 

As pacientes permanecem internadas no HDT para acompanhamento médico, com febre alta e diarréia. O resultado dos exames deverá ser divulgado em dois dias.  

 

Mato Grosso

Um professor de 49 anos procurou um hospital em Cuiabá depois que esteve a trabalho em duas cidades no México. Ele não tem sintomas da gripe suína, mas tem um filho de apenas 6 meses e ficou preocupado.

Ele viajou para o México no dia 17 de abril e retornou na segunda-feira (27). O professor foi orientado a ficar internado em observação e teve material coletado e enviado para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
(*com informações da TV Gazeta de Vitória, TV Globo Minas, TV Anhanguera, TV Centro América, EPTV)
Fonte: G1 

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.