32ª Oktoberfest – Propaganda causa polêmica e sai do ar

agosto 18, 2015 | América do Sul, Brasil, Comportamento, Eventos, Foto, Mundo, Santa Catarina, Sensualidade, YouTube

imagem-32-oktoberfest-feira-em-blumenau-mulheres-loiras
Publicidade de cervejaria oficial da 32ª edição não agradou o público.
Após reclamações do conteúdo divulgado, propaganda será modificada.

A propaganda de divulgação da 32ª Oktoberfest, em Blumenau, 2015, gerou polêmica e foi retirada do ar. O material, produzido para a cervejaria oficial da festa, parou de ser exibida após várias reclamações sobre o conteúdo.

No vídeo, rapazes aparecem com uma lata de cerveja na mão e passam por diferentes locais: o ônibus, uma obra, uma oficina mecânica, um supermercado. Em todos os lugares, mulheres bonitas, sensuais e a maioria loira aparecem sorridentes no comercial.

Grupos de defesa aos direitos das mulheres criticaram o conteúdo. “A mensagem ficou totalmente estereotipada, porque Blumenau não é só feita por mulheres loiras, lindas e magras. Nós temos aqui todas as cores, de todos os estilos, de todos os tipos de mulheres”, avalia Geórgia Martins Faust, Coletivo Feminista Casa da Mãe Joana.

Geórgia diz que o comercial “sexualiza” a mulher blumenauense. “Como se a gente estivesse sempre exibindo nossos corpos ou à disposição, sempre pronta para satisfazer o turista homem que vem até aqui”.

imagem-32-oktoberfest-feira-em-blumenau-mulheres-loiras-foto

Imagem equivocada

A reportagem da RBS TV conversou com estudantes e professores do curso de Publicidade da Furb sobre o assunto. O grupo concordou que a propaganda acaba gerando uma imagem diferente daquela proposta pela organização da festa.

“Há um entendimento errado. A festa, a organização há algum tempo já vem trabalhando a questão muito mais da cultura, do que efetivamente do consumo excessivo de bebida e da farra”, analisa a coordenadora do curso, Fernanda Ostteto.

O secretário de Turismo de Blumenau Ricardo Stodieck diz que o comercial será refeito. Segundo ele, a Oktoberfest está sendo trabalhada para ser “cada vez mais uma festa de família”, que privilegia a cultura germânica por meio da gastronomia, dos trajes típicos e da decoração. “Então, essa correção ela vai acontecer sim e a promoção que a empresa lançou, seguramente com essa reformulação, vai engrandecer a festa”, explica.

Deixe seu comentário

Sobre este site

Site que reúne as notícias mais relevantes da mídia nacional e internacional.