TVs OLED – Samsung e LG anunciam o melhor em imagens na CES 2012
janeiro 11, 2012 | 3D, Desenho, Empresas, Entretenimento, EUA, Filme, Foto, Game, Lg, Oled, Samsung, Tecnologia, TV
TV OLED da Samsung, quase tão fina quanto a concorrente
[ad#Retangulo – Anuncios – Esquerda]Novas telas são mais finas e têm qualidade de imagem superior às TVs LED e LCD convencionais
LG e Samsung anunciaram durante a CES 2012 (10 a 13 de Janeiro em Las Vegas, EUA) SmartTVs 3D Full HD com telas OLED de 55 polegadas. Já utilizada nos smartphones (onde é conhecida pelo nome AMOLED) a tecnologia OLED possibilita construir telas mais finas e com qualidade de imagem superior à das tradicionais TVs de LCD, Plasma ou LED.
Em uma TV LCD tradicional os pontos que formam a imagem não tem luz própria, e por isso é necessária uma fonte de atrás da tela (backlight) para iluminá-la. Originalmente eram usadas lâmpadas fluorescentes, que nos anos recentes foram substituídas por LEDs brancos, que são menores, consomem menos energia e produzem uma iluminação mais homogêneam, dando origem às TVs “LED”.
TV OLED da LG, primeira a ser anunciada
Em uma tela OLED cada ponto que compõe a imagem produz sua própria luz, o que elimina a necessidade de um backlight, possibilitando uma tela mais fina e com menor consumo de energia. Além disso, um “ponto” OLED desligado é realmente preto, ao contrário do preto-acinzentado comum em TVs LCD, o que resulta em melhor contraste. E por fim TVs OLED não sofrem com o problema de distorção da imagem de acordo com o ângulo de visão que acontece em muitos LCDs.
O resultado é uma imagem consistente, com contraste imbatível e excelente saturação de cor. Nem Samsung nem LG são “pioneiras” em TVs OLED: a Sony foi a primeira a lançar um modelo com esta tecnologia, a XEL-1, em 2007. No entanto, a tela tinha apenas 11 polegadas, com resolução de 960×540 pixels. Limitações no processo de produção (que inviabilizaram a produção de telas maiores) e o alto preço relegaram a XEL-1 e a tecnologia OLED ao status de “curiosidade tecnológica”.
Mas os problemas aparentemente foram resolvidos, e as novas TVs OLED da LG e Samsung tem 55″ e resolução Full HD. A tela do modelo da LG tem apenas 4 mm de espessura, e todo o conjunto pesa apenas 7,1 Kg. Ambos os modelos são “Smart TVs”, com aplicativos disponíveis em lojas online dos próprios fabricantes, e capazes de exibir imagens em 3D. O modelo da LG usa os óculos passivos da linha “Cinema 3D” e produz imagens belíssimas. No da Samsung, o recurso de 3D não foi demonstrado.
Segundo Samsung e LG, suas TVs OLED devem chegar ao mercado norte-americano em meados deste ano. Os preços não foram divulgados, mas aconselhamos preparar o bolso: a XEL-1 da Sony custava US$ 2.500 com uma tela de apenas 11″. Mas considerando a competitividade das rivais sul-coreanas, espere uma guerra de preços para breve.
Vistas de lado, as TVs OLED quase “somem”